Marrocos mostra ao Algarve que é «destino turístico próximo e complementar»

A conferência «Marrocos: um destino turístico próximo e complementar» vai decorrer no dia 23 de Janeiro, entre as 9h00 e […]

conferência marrocosA conferência «Marrocos: um destino turístico próximo e complementar» vai decorrer no dia 23 de Janeiro, entre as 9h00 e as 13h00, no Auditório Verde do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

A conferência, organizada pela Embaixada de Marrocos em Portugal, Office National Marocain du Tourisme, Consulado Honorário de Marrocos no Algarve e AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, contará, com sessão de abertura, com António Branco, reitor da Universidade do Algarve, Karima Benyaïch, embaixadora de Marrocos, e Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.

O programa prossegue com a condecoração de José Alberto Alegria, cônsul honorário de Marrocos no Algarve, numa distinção que lhe é atribuída pelo Rei de Marrocos, pelas décadas de bons serviços no estreitamento dos laços entre aquele país do Norte de África e Portugal.

Logo depois, terá lugar a assinatura de um protocolo entre a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg e o Instituto Superior Internacional de Turismo de Tânger, que pretende reforçar as relações entre as duas instituições nas áreas da formação e da investigação.

Após uma pausa para o chá, certamente de menta, seguem-se apresentações das três principais regiões de turismo marroquinas. Estão presentes os Conselhos Regionais de Turismo de Tânger-Tetuão, de Doukkala-Abda (Safim e El Jadida) e de Marraquexe-Tensiff-El Haouz, que apresentarão as potencialidades das suas regiões.

Depois do encerramento da conferência, por Elidérico Viegas, presidente da AHETA, segue-se um almoço de gastronomia marroquina, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), só para convidados.

Mas o programa não ficará por aqui. À tarde, a partir das 16h00, também na EHTA, terá lugar um Encontro entre os Operadores Turísticos do Algarve e as três regiões de turismo de Marrocos já referidas.

Segundo o cônsul José Alberto Alegria, o encontro surge «na sequência de uma visita a Tânger, no ano passado, de uma delegação de operadores turísticos algarvios. Agora é o reverso da medalha e virão ao Algarve os responsáveis pelas regiões de turismo marroquinas, para apresentar as suas potencialidades e aprofundar o conhecimento recíproco da oferta turística».

«Há complementaridades entre Marrocos e o Algarve a explorar», garantiu o cônsul, em declarações ao Sul Informação.

Toda a jornada dedicada ao Reino de Marrocos culmina com um serão musical no Museu Municipal de Faro, a partir das 21h00, com entrada livre. Estarão presentes músicos marroquinos e o grupo português Al-Mouraria.

Comentários

pub