Mais de 800 pessoas aderiram ao ciclo “Passeio e Comeres da Dieta Mediterrânica”

Mais de 800 pessoas aderiram ao ciclo “Passeio e Comeres da Dieta Mediterrânica”, com diversas iniciativas promovidas entre entre março […]

demonstracao_papas_milhoMais de 800 pessoas aderiram ao ciclo “Passeio e Comeres da Dieta Mediterrânica”, com diversas iniciativas promovidas entre entre março de 2013 e dezembro de 2014, em Tavira.

No seguimento da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e da exposição acerca desta temática, patente no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, o Município de Tavira levou a cabo o ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”, que integrou atividades de divulgação e investigação sobre os saberes-fazeres da DM que visam a salvaguarda patrimonial. As ações contaram com a colaboração de diversas entidades e da comunidade local.

Em 2013, realizaram-se doze iniciativas (sete demonstrações culinárias e cinco passeios), contabilizando um total de 301 participantes.

“Folar da Páscoa”, “Plantas silvestres alimentares”, “Polvo”, “Santos populares, aromas e mezinhas”, “Figo seco”, “Olival e azeitona”, “Jantares e paisagens a caminho do inverno”, assim como “Doces de natal” foram os temas em análise.

No ano passado, efetuaram-se 19 atividades (nove demonstrações culinárias e dez passeios), num total de 524 intervenientes.

Em destaque estiveram os seguintes assuntos: “Saberes e sabores de inverno”, “Saberes e sabores da caça”, “Hortas e fazendas”, “Dos moinhos e dos cereais”, “Maios e maias”, “Mel e abelhas”, “Cascabulhos, conquilhas e berbigão”, “Alfarroba”, “Vinha e vinha”, “Pelos caminhos da ovelha churra” e “Brunhóis (doçaria de Natal)”.

Ao longo deste ciclo, foram promovidas 31 ações, das quais 16 foram demonstrações culinárias e 15 foram passeios de interpretação no território, contando a participação total de 825 pessoas.

Comentários

pub