Loulé teve mais eventos culturais e mais público em 2014

O número de eventos e de pessoas que usufruíram das iniciativas culturais promovidas ou apoiadas pela Câmara de Loulé aumentou […]

cineteatro louletanoO número de eventos e de pessoas que usufruíram das iniciativas culturais promovidas ou apoiadas pela Câmara de Loulé aumentou em 2014. A autarquia fez um balanço da evolução dos números da cultura, no concelho, ao longo do ano passado, que «apontam para um aumento quantitativo e qualitativo das atividades e dos espetadores».

Os dados em que a Câmara se baseia são da Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé e referem-se a equipamentos municipais, nomeadamente «museus, galerias e cine-teatro».

No Museu de Loulé, houve um aumento médio de 15 por cento do número de visitantes nos espaços expositivos, em relação a 2013. Isto, «apesar do fecho de dois meses do Museu Municipal de Loulé para reestruturação e limpeza da estrutura arqueológica musealizada». «Realizaram-se mais de uma centena de atividades do Serviço Educativo no museu e galerias, abrangendo, entre outros públicos, cerca de 2.500 crianças», acrescentou a Câmara de Loulé.

No cine-teatro, o aumento de espetadores foi ainda mais significativo, fixando-se nos 65 por cento. «Este aumento deveu-se também à abertura à comunidade, com a realização atividades de parceria, assim como de oficinas para crianças na área das artes performativas, uma novidade neste equipamento cultural. Iniciou-se em 2014 a parceria com o Programa Próximo Futuro da Gulbenkian, que trouxe ao Algarve o melhor teatro contemporâneo sul-americano», segundo a autarquia.

As iniciativas promovidas pela Comissão Concelhia das Comemorações do 25 de Abril, «que ao longo de todo o ano trouxeram a Loulé importantes nomes da vida cultural portuguesa», também ajudaram a aumentar os números.

«Foram mais de uma centena de iniciativas, dinamizadas conjuntamente com várias entidades, realizadas em associações, escolas, Biblioteca Municipal, Paços do Concelho e Cine-Teatro Louletano, num verdadeiro ato de cidadania e de construção coletiva de uma programação diversificada», ilustrou a Câmara louletana.

Comentários

pub