Loulé e Odemira são duas das 26 autarquias beneficiárias do projeto ClimAdaPT.Local

Loulé e Odemira são duas das 26 autarquias de todo o país beneficiárias do projeto ClimAdaPT.Local – Estratégias Municipais de […]

ClimAdaPTLoulé e Odemira são duas das 26 autarquias de todo o país beneficiárias do projeto ClimAdaPT.Local – Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, que será lançado no dia 15 de Janeiro, num seminário no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Este seminário contará com a presença de Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, que intervirá na sessão de encerramento.

Segundo a Quercus, que promove o projeto, «Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis às modificações decorrentes das alterações climáticas. Desde a subida do nível do mar, que afetará os municípios do litoral, ao aumento da temperatura e aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos em todo o território, vários serão os impactes perante os quais será necessário uma adaptação a uma nova realidade climática».

O projeto ClimAdaPT.Local, envolvendo uma verba de 1,5 milhões de euros, tem como principal objetivo desenvolver 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) em parceria com as respetivas autarquias e desenvolver um programa formativo sobre o tema aos técnicos municipais das autarquias parceiras.

Este projeto visa ainda capacitar os municípios portugueses para avaliar as vulnerabilidades locais e o respetivo potencial de adaptação face às alterações climáticas e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções.

O projeto visa ainda criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal que constitua um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação.

Pretende-se também promover a integração da adaptação às alterações climáticas nas práticas correntes de planeamento e gestão municipal, bem como capacitar as restantes autarquias do país para introduzirem esta temática nas suas políticas de índole local.

O seminário de lançamento contará com a presença de especialistas da Noruega, Reino Unido e Espanha para partilhar a experiência do que já está a ser feito na Europa em matéria de adaptação local às alterações climáticas.

Os exemplos nacionais serão apresentados pelos municípios que já têm trabalho realizado na área da adaptação às alterações climáticas: Almada, Cascais e Sintra, também parceiros no projeto.

Nesta ocasião, será ainda celebrado o Protocolo entre o consórcio do ClimAdaPT.Local e as 26 autarquias beneficiárias: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

 

Programa

9h00
Receção dos participantes

9h30
Sessão de Abertura

António Cruz Serra*, Reitor da Universidade de Lisboa

Nuno Lacasta*, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa de Ambiente (APA)
Manuel Machado*, Presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP)

Karl Kerner, Norwegian Directorate for Civil Protection (DSB)

Filipe Duarte Santos, Coordenador do projeto ClimAdaPT.Local

10h30
Apresentação projeto ClimAdaPT.Local
Gil Penha-Lopes, CCIAM/FFCUL

11h00
Painel 1 – Experiências Europeias de Adaptação Local às Alterações Climáticas

UK Climate Impacts Programme, Patrick Pringle, UKCIP
Estratégias de Adaptação Municipal na Noruega, Øyvind Aarvig, Cities of The Future Programme
Rede Espanhola de Cidades pelo Clima*

11h45
Painel 2 – Experiências Nacionais de Adaptação Local às Alterações Climáticas

Plano Estratégico do Concelho de Sintra face às Alterações Climáticas (PECSAC)
Ana Queiroz do Vale, Câmara Municipal de Sintra

Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas (PECAC)
João Dinis, Câmara Municipal de Cascais

Estratégia Local para as Alterações Climáticas, Almada (ELAC)
Catarina Freitas, Câmara Municipal de Almada

12h15
Assinatura de Protocolo de parceria entre as Autarquias e o Consórcio ClimAdaPT.Local

12h40
Sessão de Encerramento

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

*a confirmar

Comentários

pub