Lagoa lança livro sobre os 200 anos da consagração da sua Igreja Matriz

“História da Igreja de Lagoa. Nossa Senhora da Luz (200 anos de História e Memória)” é o título do livro […]

Lançamento do livro História da Igreja de Lagoa“História da Igreja de Lagoa. Nossa Senhora da Luz (200 anos de História e Memória)” é o título do livro que vai ser lançado no dia 22 de Janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz de Lagoa, com a presença do Bispo do Algarve e do presidente da Câmara de Lagoa.

Trata-se de um trabalho de investigação histórica de autoria de João Vasco Reis, sobre o percurso da comunidade lagoense, principalmente desde a sagração da Igreja Matriz à sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz, em 1814, recuando aos inícios do século XVI e traçando, desde aí, a evolução da Paróquia (e da própria Freguesia de Lagoa) até à atualidade.

Com esta publicação, dá-se a conhecer uma “imensa e fascinante” história, local e regional, em que o “governo” da Paróquia ao longo dos séculos, as suas confrarias e irmandades, as igrejas, capelas, ermidas e oratórios da freguesia, as consequências do terramoto de 1755 para Lagoa, a guerra civil e os tempos do Liberalismo, a paróquia e revolução republicana, ao longo do Estado Novo e muitos outros aspetos – até aos nossos dias – são detalhadamente tratados.

Profusamente ilustrado com inúmeros documentos (na sua maioria inéditos), fotos, gravuras e gráficos, este trabalho analítico de grande valia para o estudo e compreensão da evolução da comunidade lagoense, surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da Sagração da Igreja Matriz, iniciadas em setembro de 2014.

Editado pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e a Paróquia, o livro tem o prefácio do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que intervirá na apresentação, assim como o Reverendo Prior de Lagoa, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

O mesmo autor, João Vasco Reis, lançou no passado dia 15 o livro “Lagoa – Imagens e Memória”, no Auditório Municipal de Lagoa.

Comentários

pub