II Jornadas de História do Baixo Guadiana arrancam em Vila Real de Santo António

A primeira sessão da II edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana vai decorrer no dia 23 de Janeiro, […]

Câmara de vila real de santo antónioA primeira sessão da II edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana vai decorrer no dia 23 de Janeiro, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.

As jornadas estão divididas em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas sobre a história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.

O primeiro encontro realiza-se no dia 23, às 9h30, e traz a debate o tema das «Ordens Militares em Castro Marim durante Idade Média», numa palestra conduzida por Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve.

A sessão inaugural abordará ainda a questão da«Emigração Andaluza para Vila Real de Santo António,Monte Gordo e Loulé (1800-1950)», apresentação que será conduzida por João Romero Chagas Aleixo, da Universidade Nova de Lisboa.

À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita a Cacela Velha, guiada pelo coordenador da Divisão de Cultura e Património Histórico da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Miguel Godinho.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara /Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.

As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 20 de Março e 8 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Comentários

pub