Dinamização económica e desporto são as prioridades de Loulé para 2015

A dinamização económica de Loulé e a promoção do desporto serão as prioridades do executivo camarário louletano em 2015. Com […]

Zona Industrial de LouléA dinamização económica de Loulé e a promoção do desporto serão as prioridades do executivo camarário louletano em 2015.

Com a chegada de um novo ano, o edil Vítor Aleixo convocou a comunicação social, esta segunda-feira, para revelar os principais objetivos do ano, como havia feito em 2014.

No primeiro caso, estão na calha medidas de incentivo ao crescimento e fixação da atividade económica, que tocam todas as áreas de atividade.

Mas haverá um especial enfoque na Economia do Mar, em parceria com a Universidade do Algarve (UAlg), nas indústrias criativas e na revitalização do comércio tradicional. Também serão feitas melhorias na Área Empresarial de Loulé e sua envolvente.

A outra prioridade do executivo é, de certa forma, obrigatória, já que Loulé será a Capital Europeia do Desporto em 2015, evento que é lançado daqui a dias e no qual a equipa do presidente de Câmara Vítor Aleixo tem apostado muito. 2015 será um ano cheio de iniciativas, nesta área, que trarão a Loulé milhares de atletas, vindo de vários pontos do país e do  mundo.

Há cerca de um ano, o executivo louletano já havia promovido uma sessão semelhante, onde elegeu como objetivos primordiais a estabilização das contas do município e a ação social.

Ao longo dos últimos 12 meses, houve a preocupação de «controlar a situação financeira de grande dívida, deixada pelo anterior executivo camarário, e redução significativa da mesma». A redução do passivo incluiu a amortização do empréstimo contraído ao abrigo do PAEL, até final de 2014.

Vítor Aleixo: “Falamos há muitos anos nas potencialidades do Mar. O que é novo é haver um município que adopte a intenção de as assumir como linha de força. Não se pode passar anos a falar do tema e não dar sinais políticos claros”

Já no que toca a políticas sociais, Vìtor Aleixo considerou que estão lançadas as sementes para que a resposta do município seja cada vez mais eficaz.

«Dotámos o município das condições legais para implantar o programa “Loulé Solidário”, que começa a entrar em velocidade de cruzeiro e já ajuda muita gente», ilustrou Vítor Aleixo.

Lembrado o passado, foi tempo de «perspetivar o futuro», tema da conferência de imprensa de ontem. «Em 2015, vamos começar um capítulo novo, que passa por potenciar os recursos económicos de Loulé», disse o edil.

Um desses recursos é o Mar. E a autarquia louletana quer apostar forte nesta área, tornando-se «um exemplo» para as suas congéneres, a nível regional. A ideia é aproveitar «o muito conhecimento que é produzido, nesta área, na UAlg», com Loulé a assumir-se como espaço de acolhimento para empresas que promovam a transferência de tecnologia.

«Falamos há muitos anos nas potencialidades do Mar. O que é novo é haver um município que adopte a intenção de as assumir como linha de força. Não se pode passar anos a falar do tema e não dar sinais políticos claros», considerou Vítor Aleixo.

O apoio ao empreendedorismo não ficará por aqui. A estratégia da autarquia louletana passa, em grande medida, pela potenciação da Área Empresarial de Loulé, através da sua reorganização e melhoria da sinalética. Ao mesmo tempo, serão investidos cerca de 400 mil euros na requalificação do acesso Sul, entre a Via do Infante e a cidade, que serve esta área que junta empresas e indústria.

Executivo da CM Loulé apresenta estratégia para 2015Também será lançada uma Derrama, onde se espera arrecadar cerca de 800 mil euros, que a autarquia irá alocar «a um programa que permita alavancar a atividade económica do concelho».

Esta medida terá «especial incidência» no apoio à instalação de «indústrias criativas e de produção de conhecimento, contratualizando incentivos com as empresas privadas» que se queiram fixar em Loulé».

O vice-presidente da Câmara de Loulé Hugo Nunes revelou, ainda, que a autarquia irá colaborar com duas associações empresariais locais, no âmbito do programa «Comércio Investe». «Iremos lançar um mecanismo de comparticipação no espaço privado, enquadrada no projeto mais amplo de requalificação do espaço público», revelou.

Ou seja, a autarquia poderá ajudar alguns comerciantes a renovar os seus estabelecimentos, quando tal se justificar e houver possibilidade de ir buscar Fundos Comunitários, para o efeito.

 

Desporto andará à solta em Loulé a partir de 31 de janeiro 

loulé cidade do desporto 2015Loulé é Cidade Europeia do Desporto, em 2015, estatuto que será oficialmente assumido a partir de 31 de janeiro, com uma cerimónia no Pavilhão Gimnodesportivo de Loulé. Até final do ano, «são esperados muitos atletas, nacionais e estrangeiros, para participar em muitas provas desportivas».

E haverá um pouco de tudo. «Teremos hipismo, triatlo, futebol, ténis de mesa, ciclismo, ginástica, basquetebol, natação… são muitas e importantes as provas que iremos acolher», disse Vítor Aleixo.

Também este é «um recurso extraordinário de Loulé, que tem vindo a ser consolidado ao longo de muitos anos», que, desejavelmente, trará retorno económico.

«Esperamos que este evento tenha um impacto significativo na economia do concelho. Além dos atletas e do públcio, temos toda a logística que envolve as provas», ilustrou.

 

Comentários

pub