Dakar2015: Paulo Gonçalves segura 2º lugar nas motos, Ruben é 5º

O melhor português na 3º etapa do Dakar2015, hoje disputada entre San Juan e Chilecito, com 220 quilómetros cronometrados, foi […]

Ruben FariaO melhor português na 3º etapa do Dakar2015, hoje disputada entre San Juan e Chilecito, com 220 quilómetros cronometrados, foi Paulo Gonçalves (Honda), que terminou em 5º, a 2min49seg do vencedor, o jovem estreante Matthias Walkner (KTM).

O algarvio Ruben Faria, também da armada KTM, alcançou o 7º melhor tempo na etapa, com mais 3min26seg que o austríaco Walkner.

Hélder Rodrigues (Honda) foi 15º, a 7min01seg do vencedor, enquanto Mário Patrão (Suzuki) foi 30º (mais 20min29seg).

O vencedor da etapa de ontem, o espanhol Joan Barreda Bort (Honda), foi desta vez 3º classificado, logo a seguir a outro espanhol, Marc Coma (KTM), mas Barreda manteve o comando da classificação Geral, onde se mantém firme no 2º posto o português Paulo Gonçalves.

Ruben Faria é agora 5º na Geral, Hélder Rodrigues 9º e Mário Patrão 33º.

Com a sua performance de hoje, o jovem austríaco Matthias Walkner, três vezes campeão do mundo em MX1-MX3, coloca-se em definitivo entre os pilotos a observar com atenção, enquanto Marc Coma também está sob vigilância dos seus rivais.

Carlos SousaComa, vencedor do Dakar do ano passado, depois de ontem ter perdido mais de 10 minutos, conseguiu hoje uma boa recuperação, acabando a etapa a apenas 40 segundos de Walkner.

«Continuamos na luta, está a ser um bom rali. Muito difícil, exigente, mas tanto eu como a minha Honda CRF 450 Rally temos estado à altura. Estamos na liderança, o Barreda está a fazer um excelente trabalho, eu igual, estou em segundo, se conseguirmos continuar assim até ao fim será um excelente resultado», disse Gonçalves, citado pela sua assessoria.

Por seu lado, Ruben Faria, citado no sítio oficial do Dakar na internet, comentou: “Foi uma etapa mais curta, penso que mais fácil, mas os últimos 30 quilómetros foram complicados. No leito do rio havia muitas pedras e água. Mas estou satisfeito por estar aqui, é mais um dia ultrapassado, dia-a-dia, passo-a-passo. Estou muito satisfeito com a minha posição”.

Nos carros, Ricardo Leal dos Santos foi o melhor português nesta 3ª etapa, levando o seu Nissan à 17ª posição, a 23.25 minutos do vencedor, o argentino Orlando Terranova (Mini). Leal dos Santos é agora 22º da geral.

Carlos Sousa (Mitsubishi) classificou-se na 18ª posição na tirada, mantendo o 9º lugar da Geral.

Amanhã, quarta-feira, o Dakar entra no Chile, com a ligação entre o Chilecito e Copiapó, com os carros e as motos a terem uma especial de 315 quilómetros.

Comentários

pub