Dakar2015: Paulo Gonçalves penalizado em 15 minutos, Ruben em 4º

Paulo Gonçalves (Honda) foi hoje penalizado em 15 minutos por mudança de motor na sua moto, ficando praticamente afastado da […]

paulo gonçalvesPaulo Gonçalves (Honda) foi hoje penalizado em 15 minutos por mudança de motor na sua moto, ficando praticamente afastado da luta pela vitória no Rali Dakar de 2015.

A organização da prova de todo-o-terreno confirmou à agência EFE que o espanhol Joan Barreda, companheiro de equipa do português, lhe cedeu o seu motor na noite passada, durante a etapa maratona, após a chegada a Cachi, e que o chileno Jeremías Israel deu o da sua moto ao valenciano.

Com esta penalização, Paulo Gonçalves, que até tinha terminou a 11ª etapa em 2º lugar, a 17 segundos de Barreda, e que se tinha colocado a pouco mais de cinco minutos de Marc Coma (KTM), líder da prova, fica agora a 20min12segundos do catalão, que assim dá mais um passo a caminho do seu quinto triunfo no Dakar, o segundo consecutivo.

Joan Barreda Bort, que tinha ganho a etapa, foi também penalizado, no seu caso em 45 minutos, por ter mudado de motor pela segunda vez. A Honda explica estas trocas como sendo danos colaterais do final da primeira etapa-maratona, provocados pela chuva e pelo salitre do Salar de Uyuni.

Na etapa de hoje, entre Salta e Termas de Rio Hondo, na Argentina, Marc Coma não foi além do 6º lugar, mas a penalização de Paulo Gonçalves permitiu-lhe reforçar o comando, a dois dias do final. O português mantém o 2º lugar na geral, à frente do australiano Toby Price (KTM), cujo atraso para Coma é de 31 minutos.

ruben fariaQuanto ao algarvio Ruben Faria, da KTM, foi hoje 4º classificado, subindo uma posição na Geral, para 6º, enquanto Hélder Rodrigues (Honda) foi 8º e mantém o 12º posto na classificação geral.

«Hoje tive novamente um dia muito positivo. O tipo de piso neste regresso à Argentina é mais do meu agrado e não senti tantas dificuldades físicas. O Chile deixou-me muito massacrado, mas desde ontem que estou a sentir-me bem e o pulso – sim, tem sido o pulso o motivo de maior preocupação e não a clavícula – deu tréguas e ajudou a conseguir sempre um bom ritmo. Estou novamente em 6º e pronto para atacar estes dois últimos dias até Buenos Aires», comentou Ruben na sua página de Facebook.

Comentários

pub