«Corrupção» é a palavra do ano em 2014, seguida de «xurdir»

“Corrupção” é a palavra vencedora entre as dez que estiveram em votação no site Infopédia.pt, como palavra do ano de […]

corrupção“Corrupção” é a palavra vencedora entre as dez que estiveram em votação no site Infopédia.pt, como palavra do ano de 2014.

“Corrupção” recebeu 25% dos votos dos 22 mil portugueses que participaram nesta escolha que esteve online durante o mês de Dezembro, no site ligado ao Grupo Porto Editora.

Em segundo lugar, ficou “xurdir”, um regionalismo que significa “lutar pela vida” ou “fazer pela vida”, e em terceiro “selfie”, um estrangeirismo adotado pela língua portuguesa e que significa “autorretrato”, o ato de tirar uma fotografia a si próprio, ambas com 22%, mas com diferenças em número absoluto de votos.

«Os vários casos de suspeita de corrupção que foram sendo conhecidos ao longo do ano passado, e a consequente atenção dada pelos ‘media’ que alimentou debates e conversas, terão influenciado a escolha feita pelos portugueses», justifica a editora.

Na página de Facebook criada para promover a votação na palavra “xurdir”, os seus promotores manifestam o seu contentamento pelo «honroso segundo lugar», acrescentando «não temos razões para estarmos tristes. Ganhou a palavra “óbvia”, mas a grande vencedora foi a “nossa” palavra», que «surpreendeu» e «entusiasmou».

A grande distância ficaram as restantes sete palavras que estiveram a votação: “basqueiro” (8%), “ébola” (6%), “cibervadiagem” (5%), “jihadismo” (4%), “banco”, “gamificação” e “legionela” (3%).

O anúncio da palavra eleita e dos restantes resultados teve lugar há instantes, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

corrupção (fonte: site Infopédia.pt)

cor.rup.ção
 [kuʀuˈpsɐ̃w̃]
nome feminino
1. ato ou efeito de corromper ou corromper-se
2. decomposição física de alguma coisa; putrefação
3. modificação das características originais de algo; adulteração
4. figurado ato de corromper moralmente; perversão
5. estado do que é corrompido
6. uso de meios ilícitos para obter algo de alguém; suborno
Do latim corruptiōne-

 

 

Comentários

pub