Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar realiza seminário na Universidade do Algarve

“A Clusterização do mar e as atividades no mar” é o título do seminário que se irá realizar no próximo […]

mar“A Clusterização do mar e as atividades no mar” é o título do seminário que se irá realizar no próximo dia 20, às 14h00, no anfiteatro Teresa Júdice Gamito (edifício 1), campus de Gambelas, em Faro, organizado pela Comissão de Agricultura e Mar (CAM) – Assembleia da República.

A sessão de abertura ficará a cargo do presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Vasco Cunha, e do reitor da Universidade do Algarve, António Branco.

No primeiro painel, onde se pretende analisar a “realidade internacional versus a realidade nacional”, destaca-se a participação de João Vargues, vice-presidente da Maralgarve, que irá proferir a palestra “A experiência do Mar Algarve”, e de José Roças Esteves, da Sociedade de Avaliação de Empresas de Risco, que falará sobre ” O hypercluster do mar”.

Às 16h30, dar-se-á início ao segundo painel, intitulado “As actividades do mar: a investigação e a preservação dos recursos vivos”, que contará com palestras de três especialistas: José Guerreiro, professor da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, que irá falar sobre “ A economia do mar e a sua interligação com o território”; Adelino Canário, professor catedrático e coordenador do Centro de Ciências do Mar da UAlg, com a palestra “A investigação científica”; e Miguel Sequeira, da Direção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, que abordará “a preservação ambiental”.

De seguida, haverá um espaço de opinião onde os vários grupos parlamentares que integram comitiva da Assembleia da República poderão apresentar a sua perspetiva sobre o tema em destaque.

Para encerrar a sessão, estarão presentes João Botelho, presidente do Conselho Intermunicipal do Algarve, e David Santos, presidente da Comissão de Coordenação para Desenvolvimento Regional (CCDR).

Durante a manhã do mesmo dia, a CAM realizará, também, as seguintes visitas de trabalho: Fuzeta – assoreamento da barra (9h00), SPAROS I&D, Nutrição em Aquacultura – Área Empresarial de Marim, Olhão (10h30), e NECTON S.A. – Parque Natural da Ria Formosa, Olhão (11h45)

Comentários

pub