CCMAR promove encontro para discutir a pesca do polvo

Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR)da Universidade do Algarve promovem na sexta-feira, dia 16 de Janeiro, das 17h30 […]

Polvo do AlgarveInvestigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR)da Universidade do Algarve promovem na sexta-feira, dia 16 de Janeiro, das 17h30 às 20h30, mais uma Tertúlia sobre a pesca do polvo, a decorrer na Sala de Seminários da Reitoria da UAlg, no Campus de Gambelas, Faro.

Profissionais da pesca, investigadores e gestores vão discutir em conjunto a situação atual e o futuro desta pescaria. O grande objetivo, segundo o CCMAR, é a partilha de conhecimento que possa ser útil para o futuro da pesca do polvo no Algarve.

As Tertúlias do Polvo são uma iniciativa do Grupo de Investigação Pesqueira do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve e tiveram início em Abril de 2014, realizando-
se mensalmente.

Até ao momento, foram convidadas para estas sessões todas as associações de pescadores de polvo, investigadores do CCMAR e entidades públicas envolvidas na gestão do polvo.

Durante a Tertúlia, os participantes serão convidados a construir visões sobre o futuro da pesca do polvo no Algarve, com base nos seus desejos para esta atividade. «A ideia é que todos os participantes partilhem a responsabilidade da gestão desta pescaria e desta forma reflitam sobre o que deve ser feito atualmente para alcançar o futuro desejado».

Segundo o CCMAR, «a criação de visões e o formato de concretização será desenvolvido por grupos de trabalho durante a Tertúlia e no final tentaremos identificar os pontos comuns entres as
várias visões criadas».

As visões podem focar temas específicos como questões ligadas à fiscalização, isco usado, tamanho
mínimo de captura do polvo, mas também podem incluir temas relacionados com a comercialização do polvo, inovação, desenvolvimento da indústria transformadora, marketing e comunicação, investigação, entre outros.

Comentários

pub