Alunos das escolas de Olhão receberam «Chamada para os Jogos» (com fotos)

A estafeta «Chamada para os Jogos» enalteceu o olimpismo nas 14 escolas do concelho de Olhão, esta terça-feira e desafiou […]

Estafeta5A estafeta «Chamada para os Jogos» enalteceu o olimpismo nas 14 escolas do concelho de Olhão, esta terça-feira e desafiou à participação nos Jogos de Quelfes.

Atletas – entre os quais a “olímpica” Ana cabecinha -, autarcas e amigos do desporto olhanenses participaram nesta ação simbólica, que visa alertar a comunidade escolar para a importância do olimpismo.

O pontapé de saída para esta iniciativa foi dado por Gustavo Marcos, mentor dos Jogos de Quelfes e membro do conselho diretivo da Academia Olímpica de Portugal. O jovem olhanense leu a mensagem da Chamada para os Jogos de Quelfes e recebeu, dos alunos da EB1 de Marim, onde começou o périplo, um ramo de oliveira – símbolo do olimpismo.

«Cerca de 15 minutos depois já chegava à Escola EB1 Nº6, acompanhado pela marchadora Ana Cabecinha, entre outros participantes. Seguiu-se a EB1 da Cavalinha e as restantes do concelho de Olhão, sempre com a alegria das crianças a receberem o Kelfi (mascote dos Jogos) e a mensagem do olimpismo com entusiamo», descreveu a Câmara de Olhão.

Veja as fotos:

Durante a estafeta, a mensagem do chamamento olímpico foi lida em todas as escolas, perante os alunos, professores e funcionários, e os mais pequenos receberam os atletas com cartazes e símbolos alusivos ao olimpismo.

Ao final do dia, o testemunho foi passado ao concelho de Tavira, onde serão percorridas todas as escolas, em iniciativa semelhante à realizada hoje em Olhão.

 

Mensagem de Chamada para os Jogos de Quelfes:

«Há muitos, muitos anos, existiu numa terra de frondosos pinhais e oliveiras milenares, um reino mitológico, habitado pelos sobreviventes da Atlântida.

Nesse reino, chamado Marim, governavam Leia e Arraúl, atlantes de espírito distinto, cuja filha, Quelfes, foi escolhida e abençoada pelos deuses do Olimpo.

Por ela, instituiu-se este povo na devoção de celebrar Jogos, honrando Zeus, semeando o Espírito Olímpico e chamando para competir neles as crianças da Humanidade!

Oiçam as vozes que ecoam do passado!

Lembrem-se que vos proponho alcançar algo muito mais valioso do que a vitória!

Apelem ao esforço, desvendem a força que vos inspira!

Demonstrem um heroísmo superior a todas as derrotas!

Trilhem um caminho de sonhos!

E assim, iluminados pela excelência, pela amizade e pelo respeito,

Serão inspiração para todas as crianças que há no mundo.

Do presente.

E do Futuro.

Pois essa é a força do Olimpismo!».

Comentários

pub