«Aljezur, o Coração da Costa Vicentina», um livro que traduz a alma dos aljezurenses

O que é um «livro de prestígio»? É um livro que traduz a alma de uma terra, «o que nós […]

Livro de prestígio AljezurO que é um «livro de prestígio»? É um livro que traduz a alma de uma terra, «o que nós somos, o que vivemos, as nossas paisagens e os nossos recantos mais secretos». As palavras são de José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, a propósito do livro «Aljezur, o Coração da Costa Vicentina», que vai ser lançado esta sexta-feira, dia 23, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O livro, uma edição bilingue (Português e Inglês) muito cuidada, da responsabilidade da empresa aljezurense 1000olhos, tem fotografias, muitas e boas fotografias de João Mariano, texto de João Paulo Sacadura e design gráfico de Bruno Fernandes, sendo editado pela Câmara Municipal de Aljezur.

A obra é o resultado de um longo levantamento fotográfico, realizado ao longo dos últimos quatro anos, por João Mariano, que, para isso, calcorreou, de bicicleta, a pé ou de carro, centenas de quilómetros à descoberta dos locais mais secretos do concelho de Aljezur.

«Este é um livro de revelações», diz João Mariano, em conversa com o Sul Informação. «Há aqui muitas coisas que 99% dos aljezurenses não conhecem. O que fará com as pessoas que não são de cá…».

E o fotógrafo conhecia tudo o que revela neste livro? João Mariano confessa que não: «costumo fazer BTT com amigos e chego a sítios que me surpreendem. Seja na costa, seja na serra, há sempre coisas a descobrir. Podemos, por exemplo, estar na serra profunda, profunda, num vale onde só os javalis vão, e a 15 minutos estamos na praia. É esse lado surpreendente de Aljezur que mostramos neste livro».

«Por um lado, há que divulgar o deslumbre, partilhar a maravilha, revelar o encantamento escondido; por outro, apetece resguardar, salvaguardar, proteger ainda mais. É como contar a todos um segredo…que assim deixa de o ser»

E quanto ao presidente da Câmara, será que conhecia tudo o que o álbum mostra? Com uma gargalhada, José Amarelinho responde: «seria politicamente correto dizer que sim. Mas a verdade é que descobri sítios para mim desconhecidos e até já combinei com o João Mariano que um dia destes terá de ir lá comigo».

Por isso, o autarca não tem dúvidas em dizer que «este livro vai ser um teste interessante para muita gente, do concelho e de fora dele. E só prova que a nossa terra tem muito a descobrir».

O livro – «um álbum de fotografia, com algum texto de muita qualidade», como o descreve João Mariano – é apresentado como «um objeto repleto de emoções fortes e sensações singulares que traduzem a essência de Aljezur».

«Durante os últimos anos trabalhámos afincadamente para identificar, registar e dar a conhecer, de forma rigorosa, agradável, cuidada e atual, todo o território do concelho de Aljezur: história e geografia; património natural (paisagens, natureza, praias), património histórico e arqueológico, gastronomia, tradições… », explicam os editores.

«Criámos um objeto eminentemente visual em que a fotografia, grafismo e texto, são partes indissociáveis. A imagem a fazer a síntese de um concelho único, divulgando-o de uma forma cuidada», acrescentam.

«Só pode ser um livro bonito, com as fotos do João Mariano e os textos do João Paulo Sacadura. Está cá tudo, a essência de Aljezur, aquilo que nós somos», comenta o presidente José Amarelinho.

livro aljezurQuanto ao grafismo, foi inspirado nos elementos decorativos do Foral de Aljezur, concedido por D. Manuel I, a 1 de Junho de 1504. «Os elementos foram reinterpretados, remetendo agora para a contemporaneidade. Do mesmo modo, também as técnicas e os materiais escolhidos procuram transmitir qualidade, inovação e rigor», explica João Mariano.

José Amarelinho admite ser «suspeito para dizer isto», mas não tem dúvidas de que «está um trabalho deslumbrante, do melhor que se faz a nível nacional».

João Mariano, que, além de autor das fotos, é responsável por todo o projeto, vai mais longe e diz que se trata de «um livro como nunca foi feito na região». É, mais do que um livro, «um objeto visual que um dia destes até poderá estar à venda na loja do MOMA, em Nova Iorque».

O livro tem uma edição de 1000 exemplares, dos quais 800 para venda (50 euros) e os restantes 200, com uma capa em couro, para oferta como edição de prestígio.

Estará à venda na Câmara Municipal, na Loja da 1000olhos em Aljezur (ou online), e em algumas outras lojas da vila.

Será ainda distribuído gratuitamente pelas escolas, clubes, associações e IPSS do concelho, para que «todos, dos aljezurenses mais jovens aos mais idosos, possam conhecer o livro e orgulhar-se ainda mais da sua terra», conclui o autarca José Amarelinho.

 

«Aljezur, o Coração da Costa Vicentina»
Edição do Município de Aljezur
Conceção e Produção da 1000olhos – Imagem e Comunicação
Fotografia de João Mariano
Texto de João Paulo Sacadura

Comentários

pub