Aljezur investe mais 125 mil euros na rede de faixas de gestão de combustível

Duas novas candidaturas da Câmara de Aljezur ao PRODER, na área da defesa da floresta contra incêndios, foram já aprovadas, […]

prevenção-dos-incêndios-florestais-1Duas novas candidaturas da Câmara de Aljezur ao PRODER, na área da defesa da floresta contra incêndios, foram já aprovadas, totalizando intervenções de cerca de 125 mil euros na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível.

Segundo a autarquia, as verbas vão permitir, no início da Primavera, intervir em mais quatro troços: Troço do Corvo e Corte Cabreira, na qual foi contemplado um investimento total de 73.060,81 euros, para uma área total de 83,28 hectares e os troços da Poldra e do Corgo do Porco, na qual foi contemplado um investimento total de 51.994,60 euros, para uma área total de 44,80 hectares.

A Câmara salienta, em nota de imprensa, que «Aljezur é dos poucos Municípios que, em parceria com as Juntas Freguesias e com os concelhos vizinhos de Lagos e Vila do Bispo, implementou e mantém na totalidade do seu território a Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível».

Esta rede, aprovada pela Comissão Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios, resulta de um planeamento do território, visando dotar os espaços florestais com as infraestruturas necessárias para a minimização da área ardida e dos consequentes danos ecológicos e patrimoniais.

Visa ainda gerir as interfaces floresta/agricultura e floresta/zonas edificadas, consistindo basicamente na limpeza, em locais estratégicos, de uma faixa com a largura de 125 metros, sempre associada à melhoria da rede viária, de forma a permitir a circulação de todos os veículos de combate a incêndios florestais.

«A sustentabilidade territorial e ambiental é reconhecidamente um dos principais value drivers do desenvolvimento sustentável da região, a que o Município de Aljezur é particularmente sensível. Numa conjuntura caraterizada por fortes restrições financeiras e orçamentais, o património ambiental continua a merecer particular e permanente atenção por parte do executivo desta autarquia», acrescenta também a nota da Câmara.

Comentários

pub