Algarve quer ser região amiga dos autocaravanistas

O Algarve está a preparar-se para ser uma região “amiga dos autocaravanistas”. A CCDR, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a […]

autocaravanismoO Algarve está a preparar-se para ser uma região “amiga dos autocaravanistas”. A CCDR, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Associação de Turismo do Algarve assinaram ontem um protocolo que prevê a constituição de uma rede de espaços para o acolhimento de autocaravanas na região.

O objetivo do acordo passa por criar melhores condições para este tipo de turismo que cresceu, segundo dados da CCDR, 124% entre 2012 e 2014.

Da rede farão parte equipamentos com saneamento, abastecimento de água, energia elétrica e sanitários, onde as autocaravanas possam estar em segurança, sendo que, já estão identificados 12 locais com estas características.

A redução dos “aglomerados” de autocaravanas ao longo da costa, em particular em zonas protegidas, será, segundo a CCDR, uma das vantagens que esta rede irá trazer.

O presidente da CCDR Algarve David Santos, na cerimónia de assinatura do protocolo entre as quatro entidades, destacou as potencialidades do autocaravanismo para a região nomedamente no combate à sazonalidade no turismo.

«Esta é uma das parcelas do turismo que temos de impulsionar para combater a sazonalidade característica do “sol e praia”, porque os dados mostram que as alturas em que há mais autocaravanistas no Algarve é no fim do inverno e na primavera», justificou.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo, concorda que o Algarve pode beneficiar bastante com este tipo de turismo. «É um produto com muito potencial aqui, que pode dar um importante contributo no comércio, ou na restauração, especialmente nos meses com menos procura. Este protocolo é importante porque vem organizar e balizar a ocupação do espaço que, muitas vezes, descaracterizava algumas zonas da costa».

A rede ontem apresentada vai englobar os parques de campismo e parques de autocaravanismo que cumpram determinados requisitos de qualidade, sendo que, os que já existem na região – em maioria no litoral – são insuficientes para a procura. No entanto, a criação de novos parques vai depender da iniciativa dos municípios e da iniciativa privada.

Entre as medidas protocoladas está a criação de um flyer com um mapa da região onde vão estar assinalados os parques de campismo e parques de autocaravanas que integram a rede.

No total, serão investidos 17 mil euros, financiados pelo PO Algarve 21.

Comentários

pub