Albufeira debate oportunidades e obrigações do turismo acessível

“Turismo Acessível: oportunidades e obrigações” é o título do debate que vai decorrer no dia 22, quinta-feira, às 18h30, na […]

turismo acessível“Turismo Acessível: oportunidades e obrigações” é o título do debate que vai decorrer no dia 22, quinta-feira, às 18h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

Trata-se de uma organização da Acesso Cultura – Associação de Profissionais da Cultura, que tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso aos espaços.

Os oradores convidados são José Gameiro, diretor do Museu Municipal de Portimão, e António Almeida Pires, diretor Geral do Grupo Pedras (Pedras da Rainha e Pedras d`El Rey). A moderação do debate ficará a cargo de Idalina Nobre, coordenadora do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

A Acesso Cultura organiza mensalmente debates com profissionais do setor cultural para que possam refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no trabalho e na relação com as pessoas de diferentes perfis.

Uma recente pesquisa da Universidade de Surrey, encomendada pela União Europeia, indicou que o turismo europeu está a perder 142 milhões de euros todos os anos devido à infraestrutura deficiente e também serviços e atitudes em relação aos viajantes com necessidades especiais.

Os investigadores acreditam que “se os destinos forem completamente acessíveis, a procura poderá aumentar até 44% por ano, o que resultaria em um adicional de 142 bilhões de euros do PIB e 3,4 milhões de postos de trabalho”.

Comentários

pub