Águas do Algarve investem 2 milhões na nova ETAR de Vila do Bispo

A empresa Águas do Algarve já começou as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) […]

Obras ETAR VIla do BispoA empresa Águas do Algarve já começou as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo, que se integra no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, da responsabilidade daquela empresa.

Trata-se de uma obra com um valor de investimento da ordem dos dois milhões de euros, que foi adjudicada à Acciona Agua Sau – Sucursal Portugal.

Contando com o apoio de Fundos Comunitários, a obra deverá ficar concluída em finais do corrente ano de 2015.

Esta infraestrutura tem como objetivo fundamental realizar o adequado tratamento dos efluentes que agora chegam às ETAR de Vila do Bispo, Raposeira e Hortas de Tabual e ainda à Estação Elevatória do Emissário Submarino do Martinhal (Sagres).

Essas instalações serão desativadas, até porque, sublinha a Águas do Algarve, «possuem um grau de tratamento deficiente», permitindo assim incrementar «uma melhoria substancial no meio onde atualmente se efetuam as suas descargas».

A futura ETAR, dimensionada para uma população de 14.000 habitantes em época alta, possuirá, como princípio de funcionamento, um sistema baseado em lamas ativadas, em regime contínuo, precedido de pré-tratamento constituído por tamisagem, desarenamento e remoção de gorduras.

A nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres disporá igualmente de uma linha dedicada e adequada ao tratamento de efluentes provenientes de limpa-fossas, composta por uma unidade compacta (tamisação com desarenador e classificador integrados).

 

Dados complementares:

ETAR de Vila do Bispo

Comentários

pub