90 anos dos Escoteiros de Olhão assinalados com exposição no Museu Municipal

Uma exposição sobre a atividade dos Escoteiros de Olhão (Grupo 6) vai ser inaugurada no próximo dia 17 de Janeiro, […]

escoteiros_1Uma exposição sobre a atividade dos Escoteiros de Olhão (Grupo 6) vai ser inaugurada no próximo dia 17 de Janeiro, às 10h30, no Museu Municipal da cidade, podendo ser vista até final de Fevereiro.

Esta é uma das iniciativas promovidas pelo Grupo 6 para celebrar os seus 90 anos de existência.

Na mostra estarão, além da primeira bandeira existente em Olhão relativa aos primórdios do movimento, diferentes utensílios e instrumentos, nomeadamente os utilizados na sinalização e códigos, ou ainda os que se usavam na criação de infraestruturas de campo.

Fotografias dos acampamentos e dos seus participantes ao longo dos anos podem igualmente ser apreciadas, bem como recortes de jornais antigos relacionados com o movimento escotista.

escoteiros_2Em Olhão, os primeiros sinais do aparecimento deste movimento juvenil surgiram em 1914, com a formação de um grupo intitulado “Scouteiros”, que viria a desaparecer anos mais tarde.

No entanto, estes “Scouteiros” foram os propulsores do nascimento oficial dos escoteiros na cidade em 1925, 18 anos após o surgimento em Inglaterra deste movimento pelo seu mentor Robert Baden-Powell e 12 anos após a criação da Associação de Escoteiros de Portugal, à qual o Grupo 6 está ligado.

Comentários

pub