2015 vai ter mais um segundo

Sabemos que a Terra tem um movimento de rotação em torno do seu eixo. Temos a ideia de que um […]

Sabemos que a Terra tem um movimento de rotação em torno do seu eixo. Temos a ideia de que um dia é o intervalo de tempo para a Terra dar uma volta completa. Mas o que porventura nem todos saibamos é que a velocidade de rotação da Terra está a diminuir. E que a duração do dia solar não é a mesma ao longo do ano. Estes factos obrigam a correções na chamada Hora Civil.

A Hora Civil, em qualquer país, determina-se em relação à posição média do sol no céu local. Mas, como a duração do dia solar não é constante durante o ano, há diferenças entre a hora solar verdadeira e a Hora Civil, que tem uma progressão uniforme.

Historicamente, definiu-se a escala de tempo UT1 baseada na duração média da rotação da Terra que, atualmente, é medida em relação às posições celestes dos quasares mais distantes.

A rotação da Terra é estudada com rigor e medida com precisão atómica, desde 1972, pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (sigla IERS, do inglês International Earth Rotation Service), do Observatório de Paris.

A introdução de uma rede de relógios atómicos para medir com maior precisão a passagem do tempo e definir a escala do Tempo Atómico Internacional (TAI) verificou existir uma diferença de dezenas de segundos para com a hora então usada (UT1).

Desde então, efetuam-se correções regulares para tentar acertar os relógios astronómicos com os atómicos. O último acerto foi em 2012.

De facto, a necessidade de coordenação entre as escalas do Tempo Atómico, definido pelos relógios atómicos, e do Tempo Astronómico (escala UT1 definida pela rotação real da Terra) conduz ocasionalmente à introdução de “segundos intercalares” no Tempo Universal Coordenado (UTC), para que a diferença entre ambas (UT1-UTC) permaneça inferior a 1 segundo.

Para manter esta proximidade temporal, o IERS determinou ser necessária a introdução de um “segundo intercalar” no UTC, que define atualmente a Hora Legal Civil, no final de Junho de 2015.

Assim, e em Portugal continental, e em termos práticos, será necessário “parar” os relógios durante um segundo quando forem 00h 59m 59s do dia 1 de Julho.

Diga-se ainda que a necessidade deste acerto provém ainda do facto da duração do “segundo” no Sistema Internacional de Unidades (ligado à escala TAI) ser mais curta do que a duração atual do “segundo UT1″ da rotação da Terra. Ou seja, a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo na escala TAI.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) é a instituição que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal.

Para acertar o seu relógio, e o do seu computador, com a hora certa e acompanhar a introdução do segundo intercalar, siga as instruções indicadas no sítio na Internet do OAL: http://oal.ul.pt/hora-legal/como-acertar/

 

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Comentários

pub