Guia “200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina” apresentado domingo em Vila do Bispo

“200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina” é o nome do Guia de Flora para aquela zona protegida que vai ser […]

guia flora“200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina” é o nome do Guia de Flora para aquela zona protegida que vai ser apresentado ao público, no próximo domingo, 18 de Janeiro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Vila do Bispo.

Este guia pretende ser uma obra de introdução à flora do Sudoeste Português, dirigida ao público em geral, onde apresenta 200 das cerca de 1000 plantas existentes na Costa Sudoeste.

Trata-se de uma edição bilingue – Português e Inglês – e é constituída por fichas com a fotografia de cada planta, o nome científico da espécie, a família botânica, os nomes comuns em português e inglês e uma breve descrição.

Inclui ainda uma legenda onde é dada informação sobre a altura da planta, o período de floração, o ciclo vegetativo, o habitat e o estatuto de proteção. As fichas estão organizadas pela cor da flor, facilitando a identificação no terreno.

O projeto de criação do Guia das “200 Plantas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina” surgiu do sentimento de uma lacuna no que respeita à oferta de publicações de vulgarização representativas da flora deste território, capazes de auxiliar os profissionais de turismo, animação e educação ambiental e favorecer a aproximação dos habitantes às zonas naturais.

É uma obra da autoria de Ana Luísa Simões e Ana Carla Cabrita que, ao longo dos últimos dois anos, se dedicaram a fotografar, investigar e compilar toda a informação relativa às plantas apresentadas na obra.

Contou com a colaboração do professor José Rosa Pinto, da Universidade do Algarve, e teve apoio à edição por parte da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Ana Carla Cabrita, natural de Sagres, é Guia de Natureza na Costa Vicentina e colabora pontualmente em projetos de cariz ambiental.

Ana Luísa Simões, natural do Porto e a viver em Odemira, tem trabalhado, nos últimos anos, na área da Animação e Educação Ambiental em áreas protegidas de França, onde aprofundou os seus conhecimentos sobre a flora mediterrânica.

O Guia será apresentado publicamente na FNAC de Faro e da Guia, nos dias 24 e 25 de Janeiro, respetivamente, às 16h00, onde irá estar à venda.

O livro pode ainda ser adquirido na Livraria “Ria Formosa” em Lagos ou através de contacto para o email [email protected].

Comentários

pub