145 novos médicos iniciam o internato nos centros de saúde e hospitais do Algarve

Um total de 145 médicos internos do 1º ano de especialidade – formação específica e do ano comum iniciam, durante […]

médico2Um total de 145 médicos internos do 1º ano de especialidade – formação específica e do ano comum iniciam, durante o mês de Janeiro, o internato médico nos Agrupamentos de Centros de Saúde pertencentes à área de influência da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e nas unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve.

Segundo a ARS, esse total inclui 28 médicos internos de diversas especialidades hospitalares, 22 internos de Medicina Geral e Familiar, dois de Saúde Pública do concurso para Internato Médico 2014 – Formação Especifica e 93 médicos internos do Ano Comum.

Dos internos de Medicina Geral e Familiar colocados nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região do Algarve, doze vão realizar a sua formação no ACES Central, seis no ACES do Barlavento e quatro no ACES do Sotavento. Em relação aos internos de Saúde Pública, um ficará no ACES Central e outro no ACES Barlavento.

No que diz respeito ao Centro Hospitalar do Algarve, foram colocados 28 internos das seguintes especialidades: oito de Medicina Interna, quatro de Psiquiatria, dois de Pediatria médica, dois de Ginecologia/Obstetrícia, dois de Radiologia, dois de Oncologia médica, um de Pneumologia, um de Cardiologia, um de Gastroenterologia, um de Neurologia, um de Patologia Clínica, um de Nefrologia, um de Medicina Física e Reabilitação e um de Ortopedia.

Além dos Médicos Internos de especialidade, a região recebe ainda 93 médicos Internos do Ano Comum, para estágios nos Serviços de Saúde algarvios.

A ARS sublinha, em nota de imprensa, que «para estes Internos, do denominado Ano Comum, constitui-se como o primeiro ano de trabalho na profissão, no País, sendo que a grande maioria terminou o Curso de Medicina no último ano letivo. Apesar de praticarem uma medicina tutelada e ainda sem autonomia técnica, constituem uma forte aposta no futuro, visto que uma experiência de trabalho positiva, bem como uma boa integração social na região, serão fatores de influência na escolha posterior de uma vaga para o Internato de especialidade nos Serviços do SNS» do Algarve.

Em comparação com o ano passado, em que 133 internos escolheram o Algarve, «verifica-se um aumento do número de internos», tanto nos cuidados de saúde primários, como nos cuidados de saúde hospitalar, o que, defende a ARS, «contribuirá para ajudar a fixar no futuro próximo mais profissionais médicos na região do Algarve».

Comentários

pub