121 novos médicos internos reforçam hospitais do Algarve

O Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) recebeu na segunda-feira 121 novos internos que escolheram para a sua formação os hospitais […]

internato_1O Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) recebeu na segunda-feira 121 novos internos que escolheram para a sua formação os hospitais da região algarvia.

A sessão de receção teve lugar no passado 5 de Janeiro, no Hospital de Portimão, e contou com a presença da diretora clínica Gabriela Valadas e do diretor do Internato Médico Daniel Cartucho.

Marcada por uma postura de proximidade com os 93 Internos do Ano Comum e os 28 Internos da Especialidade, a sessão permitiu dar a conhecer a dinâmica da instituição, bem como alguns dos seus diretores de Serviço que lá marcaram presença para dar as boas vindas aos recém-chegados.

Valorizando a aquisição de conhecimentos e de competências devido ao facto de estarem no terreno, os diretores do Internado Médico e da Direção Clínica evidenciaram a valorização da componente prática no CHAlgarve onde a tónica na formação é a qualificação.

Também o presidente do Conselho de Administração, Pedro Nunes, fez questão de receber no Hospital de Faro os novos internos. O responsável aproveitou a ocasião para uma breve introdução ao modelo organizativo do Centro Hospitalar do Algarve, cuja dinâmica centrada no doente e na estreita articulação entre as especialidades e os serviços de urgência hospitalares tem permitido responder sem sobressaltos ao aumento da afluência neste pico de frio, num “desempenho global excecional que tem valido ao Centro Hospitalar do Algarve ser notícia a nível nacional pelas melhores razões”.

internato_2Pedro Nunes evidenciou ainda o papel preponderante que os internos desempenham nos serviços e na Urgência, o que lhes permite integrarem “no terreno” as equipas médicas, colocando em prática os conhecimentos que adquiriram na sua formação teórica, conferindo-lhes uma qualificação clínica, responsável e tutelada que lhes será profissionalmente enriquecedora.

Numa sessão marcada pela informalidade, os novos internos do ano comum e da formação específica foram convidados a apresentarem-se e a justificarem a sua opção de desenvolverem o seu internato no Algarve, sendo partilhado pela maioria a recomendação de colegas de anos anteriores que realizaram o seu internato nos hospitais algarvios e que recomendaram vivamente a experiência formativa.

A sessão contou ainda com a presença de alguns diretores de Serviços que se apresentaram aos novos internos, descrevendo muito brevemente os respetivos serviços e a forma como estes perspetivam a formação médica, manifestando a sua total disponibilidade para apoiarem os jovens médicos neste percurso.

No total, a região do Algarve irá receber 145 médicos em formação, dos quais 28 são internos de diversas especialidades hospitalares, 22 vão fazer o seu internato em Medicina Geral e Familiar, dois ficam na Saúde Pública do concurso para Internato Médico 2014 – Formação Especifica e 93 são internos do Ano Comum, iniciando sua formação durante este mês de Janeiro, nos Agrupamentos de Centros de Saúde pertencentes à área de influência da Administração Regional de Saúde do Algarve e nas unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve.

Comentários

pub