Rogério Bacalhau regressa da China com possíveis investimentos e intercâmbios para Faro

A distância entre Faro e Haikou, na China, reduziu-se na última semana, durante a estadia de Rogério Bacalhau naquela cidade. […]

Bacalhau ChinaA distância entre Faro e Haikou, na China, reduziu-se na última semana, durante a estadia de Rogério Bacalhau naquela cidade. O autarca participou em três eventos que se realizaram em Haikou e regressou à capital algarvia, no passado sábado, com projetos em comum e possibilidades de investimento para o concelho.

Em declarações ao Sul Informação, Rogério Bacalhau adiantou que foram feitos «contactos com empresários, que se mostraram muito interessados em investir em Portugal, porque esta é uma forma de “entrar” na Europa,  e alguns demonstraram muito interesse».

Os contactos desenvolveram-se especialmente ao nível do turismo imobiliário e o autarca farense mostra-se esperançado que daí possam surgir projetos para a cidade. «Trocámos alguns contactos que podem dar alguma coisa. Para já serviu para estreitar relações. As questões de investimento necessitam sempre de estudos de mercado, mas Portugal é um país que desperta muito interesse na China e, destas reuniões, pode resultar algum investimento».

Também a nível da educação, foi debatida uma possibilidade de intercâmbio entre Haikou e Faro, para já em conversações exploratórias, «pois existe o interesse de colocar alunos chineses a estudar fora do país. Foi debatida a possibilidade de estabelecermos um programa de intercâmbios entre as nossas escolas secundárias, trazendo alunos chineses para Faro, dando também a oportunidade aos nossos alunos de visitar aquele país», adiantou.

Em aberto, ficou também a possibilidade de estabelecer um entendimento mais vasto envolvendo, as Universidades das duas cidades.

Durante a estadia na China, Rogério Bacalhau participou no I Encontro de Cidades Geminadas com Haikou – Faro é geminada desde 2008 – onde participaram 16 cidades, no Conselho Mundial da UCLG (Rede Mundial de Cidades e Governos Locais e Regionais, com sede em Barcelona), onde o autarca esteve como assistente, e ainda num encontro entre empresários, durante o qual a Câmara de Comércio de Haikou apresentou as áreas em que os empresários da cidade estão ativos, como o turismo, habitação e investigação científica.

«O balanço da viagem foi muito positivo, fomos muito bem recebidos, e ficámos muito agradecidos pela hospitalidade», conclui o autarca.

Comentários

pub