Projeto Sha.p.e.s. chega ao fim consolidando parcerias nas indústrias culturais e criativas

A Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA) encerrará, no final deste ano, a sua […]

TASA_10A Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA) encerrará, no final deste ano, a sua participação no Projeto Sha.p.e.s. – Sharing prior excellence and support for the MED creative asset, cofinanciado pelo programa MED Capitalização.

O Sha.p.e.s reuniu 13 parceiros, de nove regiões mediterrânicas, que trabalharam para a promoção da criatividade, do conhecimento e da inovação nas áreas social, económica e cultural.

O projeto contou ainda com a participação de entidades de outras regiões e países, tendo a UAlg escolhido como parceiros externos para trabalho a Direção Regional de Cultura do Algarve (Portugal) e a Anglia Ruskin University (Inglaterra).

Para Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, a participação no Sha.p.e.s. enquadrou-se perfeitamente na missão daquele organismo: «o apoio às Artes, às indústrias criativas e à cultura passam por conhecer e por partilhar as experiências em prática na região, mas também nos outros países europeus e sobretudo daqueles que integram a região mediterrânica».

Destaca ainda as oportunidades que este projeto proporcionou, nomeadamente a possibilidade de «participação em feiras para apresentação das empresas convidadas do setor criativo e cultural, bem como dos parceiros institucionais», evidenciando estas iniciativas como «uma excelente oportunidade de co-work e de definição de metodologias de comercialização para o futuro».

shapesDesenvolvidas ao longo de 18 meses, as atividades incluíram reuniões técnicas entre a parceria, cinco seminários do conhecimento, 11 fóruns locais, criação de um modelo comum para avaliar a inovação territorial, um centro de recursos online (Toolbox Shapes), três feiras internacionais e nove laboratórios de criatividade.

Na generalidade, estas atividades permitiram desenvolver e organizar ações interregionais dirigidas a entidades, empresas e profissionais das áreas da Cultura, Artes, Design e Media.

A participação da Ualg, enquanto entidade parceira deste projeto, possibilitou conhecer diretamente em que estado está a arte, a criatividade, a inovação e a governança em cada país e, assim, tentar implementar, no núcleo académico e na região, boas práticas e metodologias que têm vindo a ser desenvolvidas a nível internacional.

Sha.p.e.s. proporcionou a criação de uma rede europeia mais orientada para as indústrias culturais e criativas, numa perspetiva de consolidar parcerias e experiências futuras que potenciem o desenvolvimento económico e social das regiões e dos países.

Fica assim a vontade, por parte dos parceiros, das entidades e das pessoas que participaram neste projeto, que, no futuro, se organize mais ações e formações, que se estabeleça redes de contactos, grupos pensantes e atuantes.

Após um ano e meio de execução de projeto, a parceria do Sha.p.e.s. reúne-se em Salónica, na Grécia, hoje e amanhã, dias 18 a 19 de Dezembro, para concluir e fazer um balanço final.

Comentários

pub