Portimão celebra 90 anos de cidade com artes, cidadania e solidariedade

Portimão assinala, a 11 de Dezembro, o 90º aniversário da elevação a cidade, ocasião para que os portimonenses sintam a […]

viver portimãoPortimão assinala, a 11 de Dezembro, o 90º aniversário da elevação a cidade, ocasião para que os portimonenses sintam a sua terra, através de uma programação que os desafiará para novas formas de viver este município.

O programa de atividades, que assinala a efeméride, entre 6 e 15 de dezembro, pretende, segundo a autarquia, «evocar o passado, celebrar o presente e, acima de tudo, projetar o futuro, dedicando particular atenção às novas gerações de atletas e artistas que a cidade acolhe e pretende promover».

O programa oficial arrancará no sábado, dia 6 de dezembro, com a entrega do 1º Prémio Regional Maria Veleda, por iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, à ilustre portimonense Margarida Tengarrinha, numa cerimónia marcada para as 18h00, no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No dia 7, segue-se à mesma hora e no mesmo local, o espetáculo “Amor Meu”, a cargo do Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão. Em ambos os casos, a entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.

No dia 8 de dezembro, serão homenageados os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, quer a nível regional, quer nacional e até internacional, representando clubes e escolas do município, realizando-se esta tradicional Gala do Desporto a partir das 17h00 no Portimão Arena, em ambiente de festa e espírito desportivo.

Da programação do dia 10 de dezembro, constam a inauguração da exposição “Manuel Teixeira Gomes – De Regresso a Casa”, que terá lugar às 18h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes, e o espetáculo “KÁ-SE-FAZ”, marcado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO, com a participação do Conservatório de Música de Portimão, Escola da Bemposta, Grupo Coral Adágio, Escola de Ballet Municipal, Escola de Dança do Boa Esperança, Grupo de Sevilhanas de Paloma Quadros, Escola de Fado do Boa Esperança e CAPELA – Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos.

Os interessados em assistir deverão levantar previamente o seu ingresso gratuito na bilheteira do TEMPO.

 

11 de Dezembro é o Dia da Cidade

portimãoO Dia da Cidade tem início oficial às 9h00, frente ao edifício da Câmara, com o Hastear da Bandeira, numa cerimónia que contará com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão, PSP e Associação de Fuzileiros do Algarve.

A partir das 10h00, serão assinalados os 25 anos da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, numa ação de colheita de sangue, que contará com os apoios do Instituto Português de Sangue da Transplantação, Unidade Móvel de Colheita de Sangue e Centro Hospitalar de Portimão, a que se seguirá às 10h30 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão a inauguração do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro.

Por seu turno, o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora o 7º aniversário neste dia, com uma demonstração de sushi e sashimi e uma prova de gin e licores, que começa a partir das 10h30.

Dando continuidade ao inovador figurino lançado em 2013, a sessão solene do Dia da Cidade, agendada para as 16h00, reunirá no Grande Auditório do TEMPO autarcas e jovens alunos representantes das escolas secundárias e universidades do município, os quais partilharão as suas perspetivas de como é viver Portimão, num exercício de cidadania ativa entre gerações.

Nesta sessão solene, intervirão o presidente da Assembleia Municipal Francisco Florêncio e a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, sendo esta a oportunidade para a homenagem simbólica a cidadãos e instituições que, por méritos pessoais, por feitos cívicos ou por serviços relevantes prestados à comunidade, se notabilizaram no município de Portimão ou são merecedores de reconhecimento público.

Durante esse momento especial, sugestivamente intitulado “Portimão Reconhece”, serão homenageados a associação Teia D’Impulsos, as cidadãs Anabela Espada e Margarida Tengarrinha e os jovens Laura Quaresma e João Pinto, que, pelo seu percurso, representam excelentes exemplos de inovação social, cidadania ativa, empenho e superação perante as vicissitudes da vida.

Na ocasião, serão também homenageados publicamente diversos funcionários municipais, numa cerimónia intercalada por momentos musicais a cargo do grupo coral da Escola de Música da Bemposta, de alunos do 10º ano do Curso Profissional de Cordas e Teclas da Escola BS da Bemposta e da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve – Pólo da Mexilhoeira Grande.

Para as 18h30, está agendada a assinatura dos protocolos “Rota Solidária”, numa cerimónia que terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes e juntará a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, a Casa da Nossa Senhora da Conceição, o Refeitório Social do Centro Social de Nossa Senhora do Amparo e o Projeto Vela Solidária – Teia d’Impulsos.

 

Bons pretextos para viver a cidade

ponte velha portimãoEntre 6 e 15 de dezembro, os portimonenses serão convidados a participar nas diferentes atividades programadas, desfrutando da sua cidade e de algumas das muitas infraestruturas que esta oferece.

Destaque para o Museu de Portimão, onde poderá ser vista de 10 a 15 de dezembro a “Exposição Itinerante da I Guerra Mundial”, que em 16 painéis alusivos regista o primeiro centenário do conflito e que tem sido requisitada por muitos museus europeus.

Inserida nesta mostra, está marcada para as 21h30 de 12 de dezembro no auditório do Museu a palestra “Evocação do Centenário da I Grande Guerra”, tendo como orador o Coronel de Infantaria Américo José Guimarães Fernandes Henriques, operacional no 25 de Abril de 1974.

No exterior do Museu, terá lugar a partir das 10h00 do dia 13 de dezembro a intervenção artística “Arte Não Demissionária”, com Amarante Abramovici, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão, Tânia Dinis e Vera Santos, seguindo-se às 18h00 a inauguração da exposição dos trabalhos premiados na 14ª Corrida Fotográfica de Portimão, assim como de uma mostra de taças do Portimonense recuperadas pela respetiva Oficina de Conservação e Restauro.

Também nesse dia, o Grupo Coral de Portimão comemorará o seu 29º aniversário com um concerto agendado para as 16h00 no Grande Auditório do TEMPO, devendo o público solicitar previamente o seu bilhete gratuito.

O associativismo, como já é habitual, marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e dinamizará ao longo deste período diversas manifestações desportivas, culturais e lúdicas.

Pelo quinto ano consecutivo, a criação da imagem alusiva ao Dia da Cidade resultou de uma parceria entre o Município de Portimão e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes ao nível do curso de Design, sendo este ano a proposta selecionada da autoria da aluna Beatriz Teixeira.

Comentários

pub