Loulé anunciou vencedores do Concurso de Presépios

Os vencedores do Concurso de Presépios do Concelho de Loulé foram anunciados, esta quarta-feira. O prémio do melhor Presépio Tradicional […]

Concurso presépios Loulé 2014Os vencedores do Concurso de Presépios do Concelho de Loulé foram anunciados, esta quarta-feira. O prémio do melhor Presépio Tradicional Algarvio foi ganho por Fernando Martins e a Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Nº4 de Loulé arrecadou o primeiro lugar na vertente Presépio Tradicional Português.

Os presépios a concurso estão em exposição no edifício do Ateneu, até 6 de janeiro, dia em que os prémios serão entregues. Quem visitar a mostra, terá ainda uma palavra a dizer quanto às menções honrosas, já que podem votar no presépio que mais lhes agradar.

Este concurso foi lançado pela segunda vez, pela autarquia louletana e visou «estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio».

No desafio mais ligado á região, ganho por Fernando Martins, pedia-se aos concorrentes que criassem «um presépio armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores».

No desafio do Presépio Tradicional Português, «era obrigatório integrar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais num presépio, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo».

Nesta vertente, o júri deu o primeiro prémio à biblioteca da escola EB 2,3 nº4. Marília Dias Ramos e Lia Marques Borges foram, respetivamente, as segunda e terceira classificadas.

Os primeiros classificados vão receber uma entrada gratuita para duas pessoas em cinco espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. O segundo classificado recebe uma entrada gratuita para duas pessoas em três espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. Para o terceiro classificado o prémio a atribuir é uma entrada para duas pessoas para os três dias no Carnaval de Loulé 2015.

O júri que avaliou os presépios a concurso foi constituído pelo adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, pelo pároco de Loulé Padre António de Freitas, pelas técnicas da Autarquia Susana Melro e Marilia Rodrigues e pela artesã Anabela Guerreiro.

Comentários

pub