João Garcia Miguel traz peça premiada «Yerma» ao Teatro das Figuras

A peça de teatro «Yerma», de João Garcia Miguel, considerada pela  Sociedade Portuguesa de Autores como o Melhor Espetáculo de […]

YermaA peça de teatro «Yerma», de João Garcia Miguel, considerada pela  Sociedade Portuguesa de Autores como o Melhor Espetáculo de Teatro  de 2014, vai estar em cena na próxima quinta-feira, às 21h30, no Teatro das Figuras. A peça baseia-se no poema dramático homónimo, escrito por Federico García Lorca em 1934.

Dirigida e encenada por João Garcia Miguel, a peça aborda a temática da esterilidade de um casal, visto de um perspetiva feminina, e «expondo um ambiente de mistério e poesia próprio da cultura da Europa do Sul».

Esta versão reescrita e adaptada ao teatro do poema de Lorca, dá a conhecer a vida de Yerma, uma mulher casada que deseja ter um filho, mas que acaba por perceber que o marido não lhe pode dar a prole que deseja.

«Por isso, desespera, não se resigna e resiste à ideia de ficar prisioneira de uma esterilidade da qual não se considera culpada e trilha um caminho que a levará à sua tragédia pessoal», descreve o Teatro das Figuras.

Em palco, Yerma será interpretada por Sara Ribeiro, atriz da Companhia João Garcia Miguel, «que recentemente se tornou mais conhecida pelo público, na sua faceta de cantora, ao ter participado na edição portuguesa do concurso “The Voice Portugal”».

O seu marido, Juan, será interpretado por Miguel Borges, ator que já trabalhou com o Teatro da Cornucópia e Artistas Unidos e com os realizadores Teresa Villaverde, Edgar Pêra, Leonel Vieira, João César Monteiro e Valéria Sarmiento em As Linhas de Wellington.

Comentários

pub