Helder Renato Rodrigues é o novo presidente do PSD/Portimão

Helder Renato Rodrigues é o novo presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Portimão, depois das eleições realizadas […]

helder renatoHelder Renato Rodrigues é o novo presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Portimão, depois das eleições realizadas na sexta-feira. Também na votação para a Mesa da Assembleia de Secção, ganhou a lista que lhe era afeta, liderada pelo histórico militante social-democrata Filipe Abreu.

Ao que o Sul Informação apurou, a Lista B, de Helder Renato Rodrigues, recebeu 61,8% dos votos na eleição para a Comissão Política (118 votos), contra 38,2% (73) para a lista do outro candidato, liderada por Luís Rodrigues.

Na votação para a Mesa da Assembleia, a Lista B venceu com 63,1% (120 votos), contra 36,9% (70) da Lista A, que, para este órgão, era liderada por Lara Estevens. Houve ainda um voto nulo.

Estas eleições no PSD/Portimão culminam um longo processo de guerrilha interna espoletado ainda antes das Autárquicas de 2013, aquando da escolha do candidato do partido à Câmara Municipal.

Mas a crise entre os social-democratas agudizou-se depois das eleições, já que o cabeça-de-lista do partido e único vereador eleito pelo PSD aliou-se ao PS, numa coligação que deu a maioria aos socialistas, permitindo-lhes manter a presidência desta autarquia.

Esse acordo de coligação, que nunca chegou a ser tornado público, motivou um processo do partido a três militantes do PSD – Pedro Castelo Xavier, o vereador que se aliou ao PS, garantindo um lugar no executivo permanente, Fernando Imaginário, membro da Assembleia Municipal, e ainda João Amado.

Os dois primeiros acabaram por ser suspensos, pelo Conselho de Jurisdição Distrital do PSD-Algarve, por dois anos, enquanto ao terceiro foi aplicada a sanção de «suspensão do direito de eleger e ser eleito para qualquer órgão do PPD/PSD pelo período de dois anos».

PSDNo entanto, Pedro Xavier e Fernando Imaginário recorreram desta decisão distrital. Mas o Conselho Nacional de Jurisdição do PSD confirmou, através do seu Acórdão nº 34/2014, datado de 18 de Novembro, a suspensão daqueles dois militantes.

Pelo meio, e contribuindo para o clima de alguma crispação no seio dos social-democratas portimonenses, houve ainda umas eleições que estavam marcadas para 8 de Novembro e foram desconvocadas quase à última hora, precisamente por, na altura, não haver uma decisão definitiva do Conselho Nacional de Jurisdição sobre os militantes suspensos.

As eleições desta sexta-feira poderão abrir um período de maior acalmia no PSD/Portimão, para mais porque a lista liderada por Helder Renato Rodrigues se apresentou como tentando fazer a ponte entre o passado – chamando para as listas figuras históricas do partido – e o futuro – convidando, por exemplo, a líder da JSD regional, o jovem Carlos Gouveia Martins, ele próprio filho de um histórico militante.

Mas não se pense que a tarefa do novo líder do PSD/Portimão será fácil. A primeira coisa que terá que fazer é estabelecer, na opinião pública portimonense, a diferença entre a sua ação, nomeadamente ao nível de oposição, e a dos elementos que, tendo sido eleitos pelo seu partido, se afastaram dele: o vereador Pedro Xavier e o deputado municipal Fernando Imaginário.

É que, apesar de suspensos do PSD, nada impede que ambos mantenham aqueles lugares. Aliás, tudo indica que o irão fazer, tomando posições e decisões contrárias ao que o PSD local vem defendendo.

Na Assembleia Municipal, ao que o Sul Informação apurou, a liderança da Concelhia social-democrata terá como uma das suas primeiras tarefas reorganizar o grupo parlamentar, até agora constituído por três elementos – Fernando Imaginário, Evelina Madeira e Luís Miguel Martins.

Manter três elementos só poderia acontecer se Imaginário se demitisse, dando assim lugar a outro elemento do PSD. Por isso, tudo indica que o já de si reduzido grupo parlamentar dos social-democratas na AM de Portimão ficará reduzido a dois ou mesmo a um elemento.

É que, ainda recentemente, na Assembleia Municipal Extraordinária convocada de forma potestativa pela oposição para dia 17 de Novembro, a deputada municipal Evelina Madeira não compareceu, tal como Imaginário e todos os elementos do PS. Há, por isso, uma incógnita sobre qual será o seu posicionamento futuro e, por isso, sobre a composição do micro grupo parlamentar do PSD Portimão.

 

Nova Comissão Política de Secção do PSD de Portimão:
Presidente:
Hélder Renato Vieira Duarte Rodrigues – Militante 14336 – N.º de Identificação:10138680
Vice Presidentes:
Carlos Alberto da Conceição Bicheiro – Militante n.º 205962 – N.º de Identificação: 01275812
Herberto Flávio Antunes Quental – Militante n.º 26224 – N.º de Identificação: 7230426

Secretário:
Carlos Eduardo Gouveia Martins – Militante n.º 179906 – N.º de Identificação: 13026044

Tesoureiro:
Edite Folgado da Silva – Militante n.º 55123 – N.º de Identificação: 10778584

 

Nova Mesa do Plenário de Secção do PSD de Portimão

Presidente:
Filipe Manuel da Silva Abreu- Militante 27080 – N.º de Identificação:
Vice Presidente:
Ilídio Bernardo Martins – Militante n.º 28967 – N.º de Identificação: 296751

Secretário:
José do Nascimento Rodrigues António – Militante n.º 4156 – N.º de Identificação: 20657702

 

Comentários

pub