Há seis novos vídeos de receitas típicas algarvias disponíveis online

A associação Tertúlia Algarvia disponibilizou online seis novos vídeos de receitas típicas do Algarve , que usam ingredientes representativos da […]

DSC_0663A associação Tertúlia Algarvia disponibilizou online seis novos vídeos de receitas típicas do Algarve , que usam ingredientes representativos da Dieta Mediterrânica.

Qualquer um pode aprender a confecionar estes pratos, visionando os vídeos disponíveis no Youtube e seguindo as dicas dos chefes de cozinha Frederico Lopes e Augusto Lima, que sugerem, cada qual, três receitas.

As vídeo receitas são precedidas de «uma breve explicação sobre as influências dos povos da bacia do Mediterrâneo no património gastronómico do Algarve». Depois, é só arregaçar as mangas e pôr mãos à obra.

Frederico Lopes, Chefe residente da Tertúlia Algarvia, ensina a cozinhar «Moxama de atum», «Lombinho de porco com amêijoas e xarém de coentros» e «Bolo de mel com granizado de amêndoa amarga».

Já Augusto Lima, Chefe que colabora frequentemente com a associação de divulgação da cultura e gastronomia do Algarve, sugere os pratos «Guisado de ovelha churra», «Guisado de litão com feijão-branco» e «Filetes de cavala alhada servidos em cama de batata-doce».

Todos os filmes têm uma versão legendada em inglês e outra em castelhano.

Estes vídeos completam um conjunto de 18 filmes de receitas algarvias, lançados no âmbito do projecto Articular Para Intervir –2.ª Fase Programa Operacional Algarve 21, na componente Dieta Mediterrânica, que contempla uma série de actividades que estão a ser desenvolvidas por diferentes entidades, na sequência do reconhecimento pela Unesco da Dieta Mediterrânica portuguesa como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2013.

Comentários

pub