Faro recupera em definitivo Foral Manuelino de 1504

O Foral Manuelino que determinou a elevação de Faro de vila a cidade vai ficar, em definitivo, na capital algarvia […]

Foral Manuelino de FaroO Foral Manuelino que determinou a elevação de Faro de vila a cidade vai ficar, em definitivo, na capital algarvia e passará a pertencer ao espólio do Museu Municipal de Faro.

O documento original, datado de 1504, pertencia, desde 1915 e até agora, ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.

A decisão em proceder ao depósito do Foral Manuelino de Faro no Museu Municipal, foi tomada agora pelo Governo, após solicitação da Câmara de Faro que mereceu parecer positivo da Direção-Geral do Património Cultural. Na prática, isto significa que o documento fica em Faro, onde já se encontra exposto, no âmbito da exposição «O Foral de Faraão», patente no Museu Municipal de Faro até 4 de Janeiro de 2015.

«Datado de 1504, o Foral Manuelino de Faro resulta da política reformista fiscal e administrativa levada a cabo pelo rei D. Manuel I. Faro, na altura vila, foi uma das contempladas com esse diploma, que pode ser considerado uma fonte de estudo essencial para a economia e a sociedade local no início do século XVI, mas também uma peça de arte de grande requinte e efeito decorativo pelas suas iluminuras especialmente atraentes», segundo a Câmara de Faro, que expressou «o seu contentamento pela decisão do Governo» numa nota de imprensa.

«Dado como desaparecido durante algum tempo, eis que reencontra a cidade que o acolheu no passado e para a qual foi encomendado. O Foral Manuelino, certamente um dos orgulhos patrimoniais dos farenses e, simultaneamente, uma das atrações de visita ao centro histórico da cidade, permanecerá no Museu Municipal de Faro para enriquecimento das exposições da história local e para garantir a sua devida salvaguarda e conservação», acrescenta a autarquia.

Comentários

pub