Exposição e miradouro dedicados ao lince-ibérico hoje inaugurados em Silves

No dia em que um casal de linces-ibéricos criados em cativeiro – a Jacarandá, criada em Portugal, e o Kathmandu, […]

inauguração expo lince iberico_Silves_16dez_7No dia em que um casal de linces-ibéricos criados em cativeiro – a Jacarandá, criada em Portugal, e o Kathmandu, criado em Espanha -, foram libertados na natureza, em Mértola, para tentar recuperar a população selvagem dessa espécie em Portugal, Silves dedicou também várias iniciativas a este que é o felino mais ameaçado do planeta.

De manhã, foi inaugurada, no Castelo de Silves, a exposição “No Caminho do Lince-Ibérico”, promovida pela Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Na sua intervenção, o secretário de Estado destacou a importância deste tipo de iniciativas no desenvolvimento sustentável das regiões e o seu importante contributo para a economia local, assim como para o turismo e promoção da conservação da natureza e da biodiversidade.

Por seu lado, a presidente da Câmara Rosa Palma começou por apresentar a promoção do património e o desenvolvimento da atividade cultural e científica como um dos eixos estratégicos da intervenção do atual executivo camarário.

inauguração expo lince iberico_Silves_16dez_6Prosseguiu, evidenciando as características do concelho do Silves, que apresenta condições singulares para o sucesso da rota turística e pedagógica “No caminho do lince-ibérico”, que integra quer a exposição que hoje se inaugurou, quer, num futuro próximo, o Centro Interpretativo do Lince-Ibérico, a implementar na encosta Norte do Castelo de Silves.

Rosa Palma terminou destacando a importância que estes dois projetos têm na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística do concelho de Silves, associando-o à marca “lince”.

A cerimónia contemplou, também, o ato de adesão da empresa Águas do Algarve, da Associação Portuguesa de Cortiça, da Associação de Defesa do Património de Mértola e da Altri SGPS SA, como novos membros da Associação Iberlinx.

A visita do secretário de Estado Castro Neto terminou com a inauguração do miradouro de vale Fuzeiros, ponto de visitação do Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico, local onde é possível observar o Centro e se poderá tomar contacto com informação útil sobre o plano de ação para a conservação do lince-ibérico em Portugal.

 

Sobre a exposição “No Caminho do Lince-Ibérico”

inauguração expo lince iberico_Silves_16dez_4“No Caminho do Lince Ibérico” é o nome da exposição que pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta, a espécie de felino mais ameaçada do planeta.

A mostra apresenta uma perspetiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural, e que agora se concretizam, com a libertação prevista para o mesmo dia na região do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.

Esta iniciativa integra, no entanto, um projeto mais vasto, que incluiu a inauguração do primeiro troço da rota temática “Na Rota do Lince Ibérico”, que conduz o visitante, a partir de Silves, para as cercanias da barragem do Funcho, onde foi inaugurado o “Miradouro do Lince”.

Este conjunto de eventos é resultado de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Silves, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Águas do Algarve.

 

Comentários

pub