Durante dois dias vai falar-se francês na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve organiza, nos dias 15 e 16 de dezembro, um encontro internacional sobre a língua francesa, designado […]

Parlez-vous français ?A Universidade do Algarve organiza, nos dias 15 e 16 de dezembro, um encontro internacional sobre a língua francesa, designado “Assises du Français”, que decorrerá no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas, em Faro.

A sessão de abertura contará com a presença de Jean-François Blarel, embaixador de França em Portugal, enquanto a conferência inaugural será proferida pelo deputado da Assembleia Nacional, Pouria Amirshahi, secretário da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional Francesa e autor do relatório “Pour une ambition francophone”.

As “Assises du Français”, que se centrarão nas diferentes perspetivas dos usos da língua francesa e nas necessidades de formação e de investigação nesta área, resultam de uma proposta feita pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) à UAlg, sendo estas as duas instituições coorganizadoras.

Do extenso programa de dois dias, em que haverá mesas redondas, conferências e comunicações, constam, por exemplo, a intervenção de Eulália Alexandre, subdiretora geral da Educação, que apresentará a situação da língua francesa em Portugal nos ensinos básico e secundário, e a conferência da diretora da Associação das Universidades Francófonas no norte de África, Cristina Robalo Cordeiro, com o título “Penser en français”.

Destaque ainda para uma mesa redonda sobre a língua francesa, a ciência e a cooperação internacional, coordenada por Manuel Célio Conceição, professor da UAlg distinguido, no ano passado, pelo governo francês com o grau de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.

Teresa Lino, professora de catedrática de linguística da Universidade Nova de Lisboa e especialista em terminologia, e Leonor Cancela, professora catedrática da Universidade do Algarve e diretora do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, vão falar da relação da língua francesa com a ciência.

Em cima da mesa, também irá estar a internacionalização, através de João Guerreiro, professor catedrático, ex-reitor da UAlg e coordenador do grupo de trabalho “Uma estratégia para a internacionalização do ensino superior português”.

O evento tem o apoio da Embaixada de França em Portugal e da Délégation Générale à la Langue Française et aux Langues de France, sendo também parceiros, entre outros, a rede panlatina de terminologia (REALITER) e o Conselho Europeu das Línguas.

A Associação Portuguesa de Estudos Francesas reúne docentes e investigadores de praticamente todas as instituições de ensino superior portuguesas e o mérito do seu trabalho foi recentemente reconhecido pela Académie Française que lhe atribuiu o Prémio Herve Deluen 2014.

Comentários

pub