Duas empreendedoras de Portimão são as convidadas da Beta Talk de Portimão

Ana Filipa Cruz, mentora do projeto Criar Natal e fundadora do projeto Inovarte, e Ana Lúcia Marques, gestora do turismo […]

beta talk dezembroAna Filipa Cruz, mentora do projeto Criar Natal e fundadora do projeto Inovarte, e Ana Lúcia Marques, gestora do turismo rural e de natureza Burro Ville, são as convidadas da edição de Dezembro da Beta Talk, marcada para as 19h00 do dia 16, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

É que, no âmbito do Dia da Cidade, a Beta Talk deste mês juntará duas portimonenses, cujos percursos representam outras tantas formas de encarar os desafios dos dias de hoje através de uma visão diferenciadora, quer seja na área do turismo, quer dando asas à criatividade.

São dois exemplos no feminino de quem tem o mundo por horizonte e o considera cheio de novas oportunidades.

Nascida em Portimão, Ana Filipa Cruz desde cedo revelou um gosto muito especial pela construção de peças criativas e uma paixão pelo mundo das artes.

No entanto, acabou por licenciar-se em Engenharia Civil na cidade de Lisboa, trabalhando em grandes empresas de construção civil.

Regressou a Portimão para estar mais perto da família e amigos e ter uma vida mais tranquila, exercendo a sua profissão por conta de outrem em direção de obra.

No ano de 2006, decide trabalhar como empresária em nome individual na área da engenharia civil e da formação, acumulando também competências profissionais na área da segurança e higiene do trabalho.

beta talk_abril_4Mas o mundo da criatividade falou cada vez mais alto… a formação em Coaching finalizada em outubro de 2014 é um passo importante em direção não só à criatividade, como à grande vontade que tem em ajudar o próximo.

Com empenho, dedicação e o apoio do marido, inicia o projeto Inovarte, cruzando as áreas da motivação, coaching e criatividade, concretizando assim o sonho de ajudar as pessoas no seu caminho para o sucesso, bem-estar e felicidade, com recurso à reflexão, criatividade e a muitas formas de expressão artística.

O seu primeiro grande desafio público surge com o “Criar Natal 2014”- uma ideia que ultrapassou a barreira da coragem e envolveu a comunidade portimonense na decoração da cidade com peças recicladas e alusivas à quadra natalícia, numa mega ação de sensibilização para a importância da reciclagem e valorização do potencial criativo de cada um.

Ana Lúcia Marques também nasceu e vive em Portimão, onde começou a sua vida académica ao ingressar no 1.º Curso de Gestão Hoteleira, no atual Campus local da Universidade do Algarve, tendo depois tirado a licenciatura de Marketing, na mesma instituição, na cidade de Faro.

A maior parte da sua atividade profissional foi desenvolvida na área comercial de uma publicação semanal, propriedade de multinacional alemã de distribuição alimentar, onde durante dez anos foi responsável pelas áreas geográficas do Algarve e Alentejo, de onde sai no passado 2013, após reestruturação da empresa, em busca de novas oportunidades.

Olhando para o mercado de trabalho, o gosto pela natureza, turismo, comunicação, relações públicas e área comercial, aliados à experiência adquirida nessas áreas, levam-na a abraçar o aliciante desafio de dinamizar e gerir o empreendedor projeto de turismo rural e de natureza “Burro Ville”, situado no Sítio do Descampadinho, freguesia da Mexilhoeira Grande, propriedade do casal José Roque e Teresa Roque.

Muito mais do que trabalhar por conta de outrem, aí encontrou o local perfeito para dar também inicio ao seu próprio negócio como prestadora de serviços, aliando as competências adquiridas e a sua mais-valia profissional a uma infraestrutura já criada.

Desse modo, assumiu com autonomia e partilha de risco a gestão e dinamização desta unidade de turismo rural, que contribui para a preservação da única espécie asinina autóctone portuguesa (o dócil burro mirandês), com oferta de alojamento em casas de campo ou passeios de burro pela herdade, entre outras opções.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação na Beta Talk de dezembro é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/BetaTalkPortimao-dezembro, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível da turma 11º O do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica e em vídeo.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub