Cursos de áreas criativas da Universidade do Algarve mostram-se no Atrium da Baixa de Faro

Os cursos de Design de Comunicação, Imagem Animada e Artes Visuais, da Universidade do Algarve, vão mostrar-se a partir deste […]

atrium cursos ualgOs cursos de Design de Comunicação, Imagem Animada e Artes Visuais, da Universidade do Algarve, vão mostrar-se a partir deste sábado, dia 13 de Dezembro, no Atrium – Centro Criativo da Baixa de Faro, o espaço do antigo centro comercial situado na Rua de Santo António e fechado desde 2009, que reabre às 10h00.

Na mostra, a UAlg dará a conhecer os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos daqueles três cursos.

O Atrium – Centro Criativo da Baixa de Faro é um projeto que pretende implementar, gerir e promover várias iniciativas ligadas às indústrias criativas (arte, design, teatro, música, cinema), tais como exposições, oficinas de trabalho, lojas pop-up, workshops, mercados temáticos e espaços interdisciplinares.

Neste contexto, o Município de Faro estabeleceu um protocolo com a AND – Associação Nacional de Designers e o Palácio do Tenente – Associação Cultural, ficando responsáveis, conjuntamente com a Ambifaro, pela gestão e dinamização do espaço.

Os cursos da UAlg vão dar a conhecer-se com atividades variadas, como um projeto de caligrafia em grande formato (caligraffiti), exposições coletivas de pintura e escultura, animação de pessoas e objetos nas ruas adjacentes ao espaço Atrium, visualização dos resultados obtidos num ecrã improvisado, edição das imagens e montagem em vídeo, entre outras.

A Associação Nacional de Designers e o Palácio do Tenente têm ainda a responsabilidade de programar as iniciativas e angariar parceiros para que, em conjunto, este projeto atraia ao centro de Faro exposições e eventos culturais, projetos criativos, iniciativas empresariais, performances artísticas, aumentando os públicos e a notoriedade do centro da cidade em termos locais e regionais. O Atrium terá, também, várias lojas disponíveis para a realização de outras atividades.

Estas exposições estarão patentes até ao final do mês de janeiro.

 

Programação Geral do Atrium – Centro Criativo da Baixa de Faro
Fim de semana – 13 e 14 de Dezembro

Além das atividades nas zonas comuns do Atrium, haverá atividades paralelas nas Lojas Pop-Up, no Espaço AND e ainda haverá o Mercado de Natal.

 

Sábado, 13 de Dezembro
10h00: DANÇA – Flash Mob – Urban Xpression

10h30: WORKSHOP – Embrulhos de Natal
Formador: Catarina Canelas e Ana Rosa/ Design & Ofícios Destinatários: Crianças com mais de 5 anos e adultos
Preços: 6 euros /por participante
Nº máximo de participantes: 12
Inscrições: Catarina Canelas – 917010355

11:30h às 13h00: WORKSHOP – Presépios de Natal
Venham reviver a construção de Presépios de Natal que alguns de nós quando éramos crianças fazíamos. Reviver uma tradição que infelizmente se foi perdendo ao longo dos tempos. Tragam os vossos filhos, sobrinhos e amigos e passem um bocadinho divertido, criativo e didático, brincando com o musgo, a cortiça, o barro, as bolotas e outras coisas mais que a natureza tão generosamente nos dá!
Preço: 5€
Inscrição: [email protected] / 910 435 562

14h30 às 17h30: WORKSHOP – A Tua Prendinha de Natal
Inscrições prévias: 289 870 893

14h45 às 18h45: WORKSHOP – Transformação de Roupa
Gostava de mudar ou transformar algumas das suas roupas que acha que estão ultrapassadas, ou que por algum contratempo se estragou a roupa a qual adorava e tinha pena de deitá-la fora?
Então aproveite este workshop para aprender como salvar ou recuperar a sua Roupa.
Os participantes: Têm que trazer consigo a peça de roupa que querem transformar, tesouras para tecido , linhas de coser como também de bordar na cor da peça ou uma para contrastar, dedal, giz branco ou de cor, agulha média de croché, linha ou lã na cor a combinar com a peça de roupa, fita métrica, piseis de vários tamanhos e tintas têxteis
Preço: 7,5€ (4h por dia)
Inscrições: [email protected]

A partir das 16h00: ANIMAÇÃO com a Avó Natalina

16h00-17h00: CONCERTO – Duas Guitarras e Voz
André Afonso (Guitarra) e Iuri Dias (Guitarra e Voz)

17h00-18h00: CONCERTO – Guitarra e Voz – Fado – Luís Valente

18h00: “Soirées Crochet by Mofo”

 

Domingo, 14 de Dezembro
10h30 às 12h30: HORA DO CONTO alusiva ao natal e a atividade – Origami natalício. Pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Faro.

11h00: WORKSHOP – Cakedesign pela Parabolos
Inscrições: CMF – Serviço de Comunicação, Imagem, Eventos e Juventude – 289 870 873

12h00 às 15h00: WORKSHOP – Pensamento Positivo
– O que é “Ser positivo”?
– O que é o pensamento?
– Onde nascem os pensamentos?
– Consciência limitada e Consciência Ilimitada.
– Tipos de pensamentos.
– Métodos para controlar os pensamentos.
Inscrições: [email protected] / 969 01 564

15h00: CINEMA – Playtime – Vida Moderna, Jacques Tati, França, 1967, 115’, M/12

A partir das 16h00: ANIMAÇÃO com a Avó Natalina

16h30: CONCERTO – Mário Spencer – Voz e violão

Comentários

pub