Conselho Nacional de Jurisdição do PSD confirma suspensão de 2 militantes em Portimão

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD confirmou, através do seu Acórdão nº 34/2014, datado de 18 de Novembro, a […]

PSDO Conselho Nacional de Jurisdição do PSD confirmou, através do seu Acórdão nº 34/2014, datado de 18 de Novembro, a suspensão de dois militantes de Portimão – Pedro Castelo Xavier e Fernando Imaginário. A suspensão, segundo o CNJ dos social-democratas, tem efeitos desde Agosto passado.

Aquele órgão de jurisdição nacional confirmou, assim, a deliberação do Conselho de Jurisdição Distrital de Faro, comunicada aos dois militantes a sua suspensão, em 6 de Agosto.

A conclusão deste processo permitiu finalmente a marcação de eleições para a nova Comissão Política Concelhia e Mesa do Plenário do PSD/Portimão, que terão lugar a 19 de Dezembro, entre às 17h30 e as 23h00.

Um ato eleitoral chegou a estar marcado para 8 de Novembro, mas, devido ao facto de o Conselho Nacional de Jurisdição não se ter ainda pronunciado, até essa data, sobre o recurso da suspensão apresentado por aqueles dois militantes, acabou por ser anulado, como então o Sul Informação noticiou em primeira mão.

Uma das candidaturas que se perfilam para as eleições de 19 de Dezembro, a «Um Novo PSD de Portimão», encabeçada por Hélder Renato Rodrigues e Filipe Abreu, emitiu esta tarde um comunicado em que esclarece que Pedro Xavier (atual vereador permanente da Câmara de Portimão, onde se aliou ao PS viabilizando a sua maioria) e Fernando Imaginário (membro da Assembleia Municipal) «estão suspensos de militantes do PSD».

O comunicado recorda ainda que «o acordo existente entre o PS e o PSD na Câmara Municipal de Portimão foi declarado nulo a 6 de Agosto de 2014, por parte do Conselho de Jurisdição Distrital de Faro, por ilegitimidade dos signatários na representação do PPD/PSD no acordo de coligação firmado com o PS de Portimão».

Por outro lado, sublinha a candidatura de Hélder Renato Rodrigues e Filipe Abreu, «qualquer tomada de posição» dos militantes suspensos, «seja nos órgãos onde estão eleitos ou na comunicação social, não vincula o PPD/PSD de Portimão», uma vez que Pedro Xavier e Fernando Imaginário já não representam o partido.

A tomada de posição pública da candidatura apenas pretende tentar esclarecer «os militantes do PSD de Portimão e os Portimonenses». É que, apesar de suspensos, nada impede que o vereador Pedro Xavier  ou o deputado municipal Fernando Imaginário mantenham esses lugares. Aliás, tudo indica que o irão fazer, tomando posições e decisões contrárias ao que o PSD local vem defendendo.

Na Assembleia Municipal, ao que o Sul Informação apurou, a futura liderança da Concelhia social-democrata – venha ela a ser exercida por Hélder Renato ou pelo outro candidato, Luís Rodrigues – terá como uma das suas primeiras tarefas reorganizar o grupo parlamentar, até agora constituído por três elementos – Fernando Imaginário, Evelina Madeira e Luis Miguel Martins.

Manter os três elementos só poderia acontecer se Imaginário se demitisse, dando assim lugar a outro elemento do PSD. Por isso, tudo indica que o já de si reduzido grupo parlamentar dos social-democratas na AM de Portimão ficará reduzido a dois ou mesmo a um elemento.

É que, ainda recentemente, na Assembleia Municipal Extraordinária convocada de forma potestativa pela oposição para dia 17 de Novembro, a deputada municipal Evelina Madeira não compareceu, tal como Imaginário e todos os elementos do PS. Há, por isso, uma incógnita sobre qual será o seu posicionamento futuro e, por isso, sobre a composição do micro grupo parlamentar do PSD Portimão.

Comentários

pub