Bombeiros de Portimão fazem exercício de emergência no Aeródromo Municipal

Um exercício à escala real para testar o Plano de Emergência Interno do Aeródromo Municipal de Portimão está agendado para […]

emergência_1Um exercício à escala real para testar o Plano de Emergência Interno do Aeródromo Municipal de Portimão está agendado para esta segunda-feira, 22 de Dezembro, às 14 horas.

O exercício dos Bombeiros de Portimão destina-se a aferir os procedimentos e a capacidade interna do Aeródromo para responder a situações de emergência, bem como a interação com meios de socorro externo.

A validação do Plano de Emergência Interno (PEI) é uma das exigências do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para a passagem para a categoria 5 daquela infraestrutura com a consequente implementação do Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SBSLCI), condição essencial para a operacionalização da carreira aérea de transporte de passageiros Bragança/Vila Real/Viseu/Cascais/Portimão, prevista para o próximo ano.

Para garantir a sua operacionalidade, elementos do Corpo de Bombeiros de Portimão concluíram, na semana passada, no Aeródromo de Cascais, a formação especializada no combate a incêndios em aeronaves.

A formação especializada para incrementar o nível de conhecimentos dos Bombeiros do concelho em eventuais acidentes aéreos foi realizada com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e tem em conta a realidade do concelho de Portimão em matéria de atividade aeronáutica, nomeadamente face às infraestruturas existentes, o Aeródromo Municipal e o Heliporto do Hospital.

emergência_2A formação, que decorreu nos Aeródromos de Portimão e Cascais, abordou temáticas essenciais para a abordagem a um sinistro desta natureza, tais como, a utilização de veículos e equipamentos de intervenção em combate, salvamento e desencarceramento em ambiente aeronáutico, alinhando os procedimentos de intervenção aos perigos que as aeronaves apresentam.

Os Bombeiros agora qualificados ficaram ainda familiarizados com a doutrina instituída internacionalmente na comunidade aeronáutica, sobretudo os procedimentos de emergência que resultam da regulamentação aplicável a esta área funcional, bem como as principais definições, vocábulos e expressões da aeronáutica geral, aeródromos e navegação.

Comentários

pub