Animação de Natal torna a Baixa de Faro «especial»

Cultura, desporto e solidariedade são as bases do projeto «Dizem que na Baixa é especial», que irá animar a principal […]

Natal na Baixa de FaroCultura, desporto e solidariedade são as bases do projeto «Dizem que na Baixa é especial», que irá animar a principal zona de comércio tradicional de Faro, entre os dias 6 de dezembro e 3 de janeiro.

A autarquia farense, a Ambifaro e associações que representam os comerciantes juntaram-se para promover, «sempre aos fins de semana, atividades para todos os gostos e idades, nas áreas da música, dança, teatro, formação, exposições, entre outras surpresas». O programa completo pode ser consultado aqui.

«Com o objetivo de dinamizar o comércio local e a vivência urbana, o Natal em Faro irá proporcionar um ambiente cultural e festivo, direcionado para o envolvimento da população. A Baixa da cidade será o principal palco de muita animação, envolvendo várias associações do concelho com atuações que vão alternando entre o Jardim Manuel Bivar e a Rua de Santo António, com repertórios preparadas para esta quadra», revelou a Câmara de Faro.

Entre as iniciativas previstas, a autarquia destaca a reabertura parcial do centro comercial Atrium Faro, prevista para 13 de dezembro. O projeto «Atrium – Centro Criativo da Baixa de Faro», pretende, «em regime de comodato implementar projetos nas áreas criativas, como oficinas de trabalho, lojas pop-ups, workshops, exposições, mercados temáticos, espaços interdisciplinares em articulação com as entidades locais e outras infraestruturas empresariais públicas ou privadas da região do Algarve».

Outro ponto alto será «a chegada do Pai Natal de Bicicleta», iniciativa que o Clube de BTT da Conceição de Faro organiza pelo 4º ano consecutivo, a decorrer no sábado, dia 6 de dezembro. O passeio, que é gratuito e aberto a toda a população, parte às 10 horas do Clube de BTT da Conceição de Faro (frente à junta de freguesia).

«O percurso, de cerca de 25 quilómetros, compreende várias zonas do concelho, e os participantes interessados poderão juntar-se ao grupo em qualquer ponto, com a condição de usarem um traje/acessório alusivo ao Natal. Pelas 10h30 haverá uma paragem no Parque de Lazer das Figuras e prevê-se que a chegada à baixa da cidade seja pelas 11h30, com passagem pela rua de Santo António e término no Jardim Manuel Bivar. Aqui haverá muita animação dedicada especialmente às crianças, com início às 10h30», segundo a autarquia.

«Do extenso programa de animação de Natal previsto, destacamos ainda a exposição de mais de 170 árvores de Natal decoradas pelas mais de 4000 crianças do pré-escolar, 1.º e 2.ºciclos do ensino básico público e privado, que criarão um roteiro ao longo de todas as ruas pedonais da Baixa de Faro. Este desafio, lançado pela autarquia às escolas, culmina com a distinção dos melhores trabalhos. A votação das árvores será feita pelos visitantes que deverão levantar um cupão nas lojas aderentes», concluiu a Câmara de Faro.

O programa de animação de Natal da Baixa de Faro ré organizado pela Câmara e pela empresa municipal Ambifaro, com o apoio da Acral e da Associação Comércio da Baixa.

Comentários

pub