ANGuadiana vence 2ª prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira

A Associação Naval do Guadiana venceu em Juvenis e Infantis, respetivamente por Daniela Miranda e Luís Gonçalves, a 2ª prova […]

Optimist_velaA Associação Naval do Guadiana venceu em Juvenis e Infantis, respetivamente por Daniela Miranda e Luís Gonçalves, a 2ª prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015, disputada no campo de regatas da Praia da Rocha, no fim-de-semana 13 e 14 de Dezembro.

Vitória difícil para o clube de Vila Real de Santo António, em condições tecnicamente exigentes e depois de ter faltado ao primeiro dia da prova.

A ANGuadiana não viajou para Portimão no sábado, retida à partida por uma chuvada intensa e pela decisão do presidente do clube, atento a um aviso da proteção civil comunicado na véspera a todos os clubes pela direção da Associação Regional de Vela do Sul.

No sábado, a comissão de regatas hasteou bandeira de saída pelas 12h00. Com ondulação de dois metros e vento fraco, foi apenas disputada uma regata no primeiro dia de prova. A Classe Formula (windsurfing) não chegou a fazer-se ao mar nesse dia.

Domingo, segundo dia de prova, foram disputadas três regatas em todas as classes presentes – Optimist (Infantis e Juvenis), Laser 4.7, Laser Radial e Formula – e já com a presença da equipa da Associação Naval do Guadiana.

A ondulação estava menor do que no sábado, mas o vento mantinha-se moderado a fraco e muito incerto, o que tornou muito difícil o trabalho dos velejadores. Não houve frota de 420 nesta prova.

Daniela Miranda fez 3º, 2º e 1º lugar nas regatas disputadas no domingo e venceu a prova em Optimist Juvenis, a maior frota em competição.

A jovem velejadora adaptou-se bem às condições e triunfou no mesmo campo de regatas onde, hás uns meses, conquistou o título nacional de Juvenis.

Com a vitória este domingo, Daniela colocou-se na luta pelo título regional, para o qual Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) e Tomás Quitéria (Clube de Vela de Lagos) voltaram a pontuar forte. Na 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015, em Lagos, Daniela tinha conseguido um modesto 7º lugar.

Em Optimist Infantis, Luís Gonçalves venceu duas das três regatas disputadas no domingo e fez 2º lugar na outra. O velejador da ANGuadiana reforçou a sua corrida ao título regional Infantis, depois de um 3º lugar na 1ª prova em Lagos e beneficiando dos resultados menos bons conseguidos em Portimão pelos seus mais diretos adversários, Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, do GCNFaro.

O Clube Naval de Portimão, anfitrião desta 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015, conseguiu uma dobradinha no pódio da Classe Laser 4.7, com Rodrigo Correia (1º) e Francisco Farinha (2º). Resultado importante para Rodrigo Correia, que falhou o pódio na 1ª Prova, ganha por Francisco Farinha.

O clube anfitrião obteve também uma dobradinha na Classe Formula (windsurfing), com Miguel Martinho (1º) e Vasco Chaveca (2º) a repetirem os resultados alcançados na 1ª Prova, em Lagos.

João Rodrigues (CVLagos) venceu a prova em Laser Radial, conseguindo um importante resultado em Portimão, já que beneficiou das ausências de Pedro Costa (CVLagos), vencedor da 1ª Prova, e de David Coutinho (Grupo Naval de Olhão), 3º em Lagos (1ª Prova). João Rodrigues vinha de um 2º lugar em Lagos e ganhou agora margem na liderança regional dos Radial.

A competição entra agora em pausa natalícia. A 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015 está agendada para os dias 14 e 15 de Março de 2015, em Albufeira.

Antes disso, nos dias 17 e 18 de Janeiro serão disputadas as segundas provas de apuramento regional para as classes Optimist e Laser, em Vila Real de Santo António.

 

Pódios 2ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 14/15 – Portimão

Optimist Infantis (13)

1. Luís Gonçalves (ANGuadiana) – 4 pontos
2. Tiago Marques (GNOlhão) – 6 pts
3. Guilherme Quitéria (CVLagos) – 9 pts

Infantis Masculinos: # / Infantis Femininos: Mara António – CNPortimão (4º); Marta Cavaco – CNPortimão (6º); Joana Sabóia – GNOlhão (7º)

 

Optimist Juvenis (54)

1. Daniela Miranda (ANGuadiana) – 6 pontos
2. Afonso Rodrigues (GCNFaro) – 6 pts
3. Tomás Quitéria (CVLagos) – 8 pts

 

Juvenis Masculinos: Afonso Rodrigues – GCNFaro (2º); Tomás Quitéria – CVLagos (3º); Cristóvão Gonçalves – GCNFaro (6º) /

 

Juvenis Femininos: Daniela Miranda – ANGuadiana (1º); Beatriz Gago – CNPortimão (4º); Beatriz Cintra – CNPortimão (5º)

 

Laser 4.7 (7)

1. Rodrigo Correia (CNPortimão) – 4 pontos
2. Francisco Farinha (CNPortimão) – 5 pts
3. Paulo Marta (GNOlhão) – 9 pts

 

4.7 Masculinos: # / 4.7 Femininos: Marta Roque – CNPortimão (4º)

 

Laser Radial (5)

1. João Rodrigues (CVLagos) – 3 pontos
2. Gustavo Calado (GNOlhão) – 6 pts
3. Sidney Hughes (GCNFaro) – 9 pts

 

Radial Masculinos: # / Radial Femininos: sem presenças

 

Formula windsurfing (8)

1. Miguel Martinho (CNPortimão) – 3 pontos
2. Vasco Chaveca (CNPortimão) – 6 pts
3. Bruno Bertholo (ASC) – 12 pts

 

Formula Masculinos: # / Formula Femininos: Margarida Morais – CIMAVilamoura (6º)

 

Texto e foto: Paulo Marcelino

 

Comentários

pub