30 mil pessoas foram a Aljezur provar e comprar batata-doce

Mais de 30 mil pessoas visitaram, de 28 a 30 de Novembro, o Festival da Batata-Doce de Aljezur. Ao longo […]

batata doce_10Mais de 30 mil pessoas visitaram, de 28 a 30 de Novembro, o Festival da Batata-Doce de Aljezur. Ao longo dos três dias, foram vendidas e consumidas perto de 30 toneladas daquele tubérculo.

De tal modo que a Câmara de Aljezur, que promove o certame destinado a promover a «melhor batata-doce do mundo, da variedade Lyra, produto com Indicação Geográfica Protegida, de características únicas e genuínas», classificou o Festival como um «sucesso estrondoso».

A autarquia salienta que os visitantes vieram «de todas as regiões do país e que tiveram oportunidade ainda de animar e dinamizar os vários agentes económicos locais, da hotelaria à restauração».

Visitante especial foi a ministra da Agricultura Assunção Cristas, que esteve no festival no sábado, onde desafiou os jovens agricultores a apostar na produção de batata-doce.

batata doce_13A Câmara de Aljezur salienta ainda, em nota de imprensa, que este Festival veio «reforçar o associativismo agrícola local, dando provas de que não adianta cultivar outra variedade que não seja Lyra. Só e apenas esta poderá ostentar o selo de qualidade e prestígio da IGP conferido pela Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur».

Comentários

pub