Vereadores da Câmara de Olhão unânimes quanto à solução para passagem de nível desativada

Os vereadores eleitos para a Câmara de Olhão aprovaram por unanimidade, em Reunião de Câmara, «instruir os serviços municipais no […]

Passagem de nível pedonal desativada em Olhão_4Os vereadores eleitos para a Câmara de Olhão aprovaram por unanimidade, em Reunião de Câmara, «instruir os serviços municipais no sentido de estudarem e apresentarem, com caráter de urgência, diversas propostas tecnicamente viáveis», que possam, no futuro, ser apresentadas à REFER, para que a empresa possa, como prometido, financiar uma alternativa à passagem de nível fechada junto à Estação de Olhão.

Numa nota de imprensa, cujo texto também mereceu a unanimidade dos vereadores , do PS (3), PSD (2), CDU (1) e BE (1) eleitos da Câmara de Olhão, a autarquia voltou a explicar que, numa reunião mantida com a REFER, se verificou que esta era a única solução viável, sem recorrer aos tribunais.

No encontro entre a empresa que gere as infraestruturas ferroviárias em Portugal e a autarquia olhanense, em que estiveram presentes os quatro partidos com vereadores, «os elementos do órgão executivo municipal reforçaram a necessidade de reabertura e manutenção, com os devidos mecanismos de segurança, da passagem de nível de peões sita na Av. Dr. Bernardino da Silva, posição com a qual a REFER discordou argumentando a impossibilidade legal da sua reabertura».

«Justificou a empresa responsável pelas estruturas ferroviárias, após a insistência do Município na manutenção da passagem de nível de peões que apenas o recurso aos Tribunais poderia possibilitar a sua reabertura. Foi então acordado entre as partes que a REFER suportará na totalidade os trabalhos que se demonstrem necessários na passagem desnivelada de forma a garantir a segurança e mobilidade com comodidade dos cidadãos, devendo para o efeito o Município apresentar uma proposta de projeto que satisfaça as necessidades dos Olhanenses», recordou a Câmara de Olhão.

Os vereadores eleitos ficam, agora, à espera de uma resposta, que se quer rápida, dos serviços camarários, já que qualquer solução a propor à REFER terá de ter «a devida audição prévia do órgão deliberativo municipal», além de ser «objeto de apresentação e discussão pública».

Comentários

pub