Universidade do Algarve começa hoje pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses

A Universidade do Algarve inicia esta sexta-feira, dia 7 de novembro, uma pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses. A […]

medicina-forenseA Universidade do Algarve inicia esta sexta-feira, dia 7 de novembro, uma pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses. A sessão de abertura vai realizar-se às 18h00, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSUAlg), em Faro.

Esta sessão irá contar com a presença de peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal, que irão colaborar na lecionação desta pós-graduação oferecida pela ESSUAlg.

A nova aposta da UAlg surge num período «em que se verifica um grande desenvolvimento científico nas diferentes áreas das ciências forenses, resultante do crescimento das necessidades a nível das vertentes social e penal e das questões do direito civil», salienta a Universidade.

«Este desenvolvimento afeta, positivamente, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos das diferentes áreas de intervenção, como a toxicologia, a polícia científica, a genética, a antropologia, a psicologia/psiquiatria forense, a clínica médico-legal e a tanalogia».

Neste ciclo de estudos, os profissionais envolvidos nas diversas áreas de atuação das ciências forenses poderão atualizar os seus conhecimentos, refletir, pesquisar e, também, desenvolver competências socio-emocionais importantes para o exercício da sua profissão, de modo a facilitar as relações de parceria com outros profissionais, otimizando, assim, o funcionamento de equipas interdisciplinares.

Esta pós-graduação, que irá decorrer durante um ano letivo (2 semestres), em horário pós-laboral, às sextas-feiras, das 18h00 às 23h00 e aos sábados, das 8h30 às 13h30, tem como principais objetivos proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos teóricos avançados nas diversas áreas das ciências forenses, desenvolver competências para a intervenção profissional nas ciências forenses e desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas numa abordagem sistémica do contexto forense.

Comentários

pub