Tema central da Ovibeja 2015 vai homenagear o Cante Alentejano

A Comissão Organizadora da Ovibeja anuncia que o Cante Alentejano, que hoje foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, […]

cante alentejanoA Comissão Organizadora da Ovibeja anuncia que o Cante Alentejano, que hoje foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai ser um dos temas centrais da 32ª edição da Ovibeja, que se vai realizar de 29 de Abril a 3 de Maio.

Entre as iniciativas que estão a ser preparadas contam-se uma exposição interactiva sobre o tema, a intervenção de especialistas na matéria, o desfile e a actuação de vários grupos corais.

Classificado hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano «assenta as suas raízes nos trabalhos do campo, marcando a identidade de uma região, os princípios das suas gentes, a sua coluna vertebral», salienta a organização da Ovibeja, em nota de imprensa.

«Em sintonia com o “canto da terra”, a Ovibeja constrói-se e desenvolve-se em respeito à mais pura ruralidade a partir das sinergias geradas por todos os que nela participam. A grande feira do Sul é motor impulsionador das diferentes dinâmicas por que é composta a sociedade, uma feira que inova num apelo constante à participação ativa, ao exercício da cidadania, à construção de mais-valias resultantes de todos os setores de atividade», acrescenta.

«A Ovibeja é uma feira que nasce na terra e se desenvolve na cidade, afirmando as diferentes dinâmicas, sejam do setor agrícola e agro-pecuário, dos desenvolvimentos tecnológicos, da investigação científica, do saber fazer e do saber ser», conclui a organização do certame.

Comentários

pub
pub