Silves já começou obras na foz da ribeira do Vale do Olival

As obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra, já […]

vale de olivalAs obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra, já começaram a 29 de Outubro, anunciou hoje a Câmara Municipal de Silves, responsável pelos trabalhos.

A obra resulta de uma candidatura comunitária, ao programa PO Algarve 21 – Eixo 2 – Ações de Valorização do Litoral.

O valor total da obra é de 100 mil euros, sendo que 70% do valor será a fundo perdido, e as Câmaras de Silves e Lagoa suportarão, respetivamente, 15% do valor total.

Esta candidatura conjunta das duas autarquias, que já foi apontada como um bom exemplo de cooperação entre municípios vizinhos, resulta do facto de aquela ribeira se situar na fronteira entre os dois concelhos, com problemas comuns de um e de outro lado.

A candidatura incluiu, ainda, o Projeto de Execução Técnica do Parque Urbano Nascente de Armação de Pêra, na margem direita da ribeira de Alcantarilha, perto do ex-campo dos Armacenenses, ou seja, o antigo “Estádio das Gaivotas”, como era conhecido.

A empreitada que agora está em curso contempla a execução de um caminho pedestre, de um passadiço sobrelevado em madeira, a plantação de espécies ribeirinhas e a construção de dois açudes.

Estas construções permitirão minimizar o impacto da erosão na foz da ribeira, bem como o impacto ambiental resultante das descargas de águas pluviais contaminadas e das descargas acidentais que ocorrem da Estação Elevatória de Esgotos.

A obra foi adjudicada à empresa Manuel António & Jorge Almeida – Construções SA e tem um prazo de execução previsto de cinco meses.

Comentários

pub