Ruben Faria volta à escola em Almancil

Ruben Faria, piloto oficial da KTM Red Bull e que em Janeiro disputa de novo o Dakar, vai voltar à […]

ruben fariaRuben Faria, piloto oficial da KTM Red Bull e que em Janeiro disputa de novo o Dakar, vai voltar à escola. Será já na sexta-feira, dia 28 de Novembro, na Escola EB 2,3 Dr. António Sousa Agostinho, em Almancil, no âmbito do projeto “Individualidades na Escola”.

Ruben Faria tem uma carreira repleta de títulos a nível nacional e internacional, destacando-se o segundo lugar em 2013 numa das provas míticas e mais duras do desporto mundial, o Dakar.

Às 11h00, no auditório da escola, Rui Filipe, diretor do Agrupamento Vertical de Escolas de Almancil, e Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, farão a abertura da iniciativa.

De seguida, Ruben Faria irá abordar a sua carreira, as experiências desportivas vividas em duas rodas nos quatro cantos do planeta e reforçará junto dos alunos a importância da escola ,bem como os hábitos de vida saudáveis. A audiência terá depois a oportunidade de colocar questões a Ruben Faria.

Das 12h00 às 12h20, no átrio da escola, Ruben Faria dará uma sessão de autógrafos a toda a comunidade escolar. Após o almoço, o piloto, irá visitar as salas de Ensino Estruturado da escola.

Miguel Farrajota, ex-piloto louletano que também teve a experiência inesquecível de participar num Dakar, na qualidade de embaixador de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, marcará também presença na iniciativa.

Loulé, um ano após o lançamento da candidatura, foi escolhida pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias, como Cidade Europeia do Desporto 2015.

Os objetivos inerentes a tão elevada distinção estão relacionados com a promoção do desporto para todos e com o lançamento de programas que promovam o empreendedorismo desportivo, a cidadania desportiva e a formação.

Neste sentido, no âmbito de “Loulé Cidade Europeia 2015”, a Câmara Municipal de Loulé (Divisão de Desporto e Saúde), em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, criou o projeto “Individualidades na Escola”.

Este projeto tem como objetivo levar às escolas do Concelho de Loulé individualidades do desporto nacional e internacional, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com referências do desporto.

O guarda-redes Ricardo (79 vezes internacional por Portugal), cuja defesa mais badalada a nível mundial foi a de uma grande penalidade sem luvas no Europeu de 2004, em pleno Estádio da Luz, foi o primeiro convidado do projeto.

Seguiu-se João Neto. O ex-judoca participou nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, foi medalha de bronze no Mundial de Osaka em 2003, medalha de ouro no Campeonato Europeu de Lisboa em 2008, atingindo no mesmo ano o 1º lugar do ranking mundial na categoria de -81kg.

Atualmente é o selecionador nacional de judo e, paralelamente, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.

“Individualidades na Escola” é um projeto com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal e do Desporto Escolar. O Conrad Algarve e a Decathlon associaram-se também ao projeto, sendo que a Decathlon irá sortear um cabaz de material desportivo a um dos agrupamentos do concelho louletano.

Comentários

pub