Rogério Bacalhau na China para promover o concelho de Faro

O presidente da Câmara de Faro está, desde estes domingo, na cidade chinesa de Haikou, para participar na 1ª Conferência […]

Rogério BacalhauO presidente da Câmara de Faro está, desde estes domingo, na cidade chinesa de Haikou, para participar na 1ª Conferência de Cidades Geminadas, que se realizará até ao dia 27 de Novembro.

O evento, que junta representantes das 30 comunidades geminadas com Haikou, pretende «colocar em diálogo direto as autarquias participantes, oriundas de todo o mundo, numa tentativa de se encontrarem pontos de afinidade e entendimento».

«Nesta deslocação, Rogério Bacalhau lidera uma comitiva de quatro elementos, que congrega dois empresários que procurarão atrair algum investimento em propriedades situadas no concelho. Prevista no programa da conferência está uma apresentação sobre as potencialidades do concelho e a realização de diversas reuniões de trabalho com as comitivas participantes e os empresários locais», revelou a Câmara de Faro.

Esta visita a território chinês acontece poucos meses depois de uma delegação de Haikou ter estado em Faro, para conhecer melhor o concelho algarvio e criar pontes com a autarquia e empresas locais.

Desta vez, foi Rogério Bacalhau a percorrer o longo caminho que separa as duas cidades, geminadas desde 2008, a convite das autoridades chinesas. Na sua visita à China, o edil pretende aprofundar os laços com Haikou, «quer no aspeto económico, quer ao nível das transferências de conhecimento nas mais diversas áreas (mar, biodiversidade, turismo, entre outras)».

Haikou é uma cidade de 2 milhões de habitantes, situada no Sul da China, «que se encontra em forte expansão». «Capital da Província de Hainan, Haikou apresenta-se como um destino turístico cada vez mais procurado no Sueste Asiático, sobretudo nas vertentes de sol e praia, golfe e negócios e, à semelhança com Faro, faz da sua condição ribeirinha uma aposta estratégica», revelou a autarquia.

Nesta deslocação à China, o município de Faro marcará presença, como observador, no Conselho Mundial da United Cities Local Government (UCLG), que decorre naquela cidade entre os dias 23 e 28.

Comentários

pub