Proteção Civil avisa para chuva, vento e ondulação fortes nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta à população devido à precipitação, vento forte e agitação marítima esperados […]

Mau tempoA Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta à população devido à precipitação, vento forte e agitação marítima esperados para o território continental, a partir do final do dia de hoje, quarta-feira, e nas 48 horas seguintes.

No Algarve, o mau tempo deverá atingir maior intensidade a partir do final do dia de amanhã, quinta-feira, até à madrugada de sexta-feira, mas também há que ter atenção ao estado do mar, já a partir de hoje, uma vez que são esperadas ondas de 4 a 5 metros e ventos na ordem dos 70 quilómetros por hora, na costa ocidental.

Baseada em informações fornecidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a ANPC avisa para «períodos de chuva por vezes forte com condições para a ocorrência de trovoada, com maior intensidade e persistência no Minho e Douro-Litoral, durante a madrugada e manhã de amanhã, e novamente, a partir do fim do dia de amanhã e até ao fim da madrugada de sexta-feira, e também com maior intensidade no fim do dia de amanhã, no Algarve».

Ontem, terça-feira, a Praia de Faro foi atingida por um fenómeno de vento extremo, provavelmente um downburst, que causou estragos em diversas casas e derrubou postes elétricos. Um evento que não tem relação com o mau tempo que se avizinha, mas que dá uma ideia das consequências potenciais de ventos fortes. Segundo relatos de moradores da Praia de Faro, terá havido rajadas que chegaram aos 140 quilómetros por hora.

Nas próximas horas, a população é aconselhada a tomar alguns cuidados, que passam, desde logo, pela desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, para reduzir o risco de inundações.

Também ao andar na rua há que ter atenção, nomeadamente quem se desloque em veículos motorizados, que deve «adoptar uma condução defensiva», reduzindo a velocidade. Evitar atravessar zonas inundadas e com muitas árvores e fixar bem estruturas soltas são outras recomendações da Proteção Civil.

A ANPC acrescenta que podem ocorrer «cheias rápidas em meio urbano», transbordo de linha de água, inundações de estruturas subterrâneos e danos em estruturas suspensas.

«Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima», é outro dos conselhos deixados pela ANPC.

Comentários

pub