Projeto TASA envolve jovens algarvios na promoção das artes tradicionais

O Projeto TASA «Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais», que visa dar um novo fôlego ao artesanato do Algarve, está a desenvolver […]

TASA no Colegio VilamouraO Projeto TASA «Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais», que visa dar um novo fôlego ao artesanato do Algarve, está a desenvolver ações «destinadas a envolver os jovens nas artes tradicionais, através de instituições ligadas ao ensino».

Alunos do Colégio Internacional de Vilamoura, da secundária de Loulé e da Universidade do Algarve estão a participar nas ações desenvolvidas pela equipa deste projeto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, com vista a dar um contributo para a manutenção destes saberes ancestrais, no futuro.

No Colégio Internacional de Vilamoura, foi escolhida a turma do 9º ano de Educação Visual, que «concebeu uma série de imagens gráficas para uma linha de produtos de cozinha da segunda fase do Projeto TASA».

«Inspirados pela arquitetura e paisagem algarvia, pela simpatia das suas gentes, os 25 alunos tornaram-se os designers de uma nova imagem que irá ser aplicada, numa primeira fase, na pintura de uma marmita feita em barro e cortiça. As imagens selecionadas podem ser vistas no site do Projecto TASA», revelou a ProActive Tur, empresa responsável pela dinamização da segunda fase do TASA.

Na escola Secundária de Loulé, as ações dirigiram-se a uma do 12º ano do curso profissional de design. Os estudantes louletanos estão já a desenhar novos produtos, «recorrendo a artes tradicionais algarvias, apresentando uma imagem contemporânea que resulte numa aplicação útil», depois de terem visitado alguns dos artesãos da rede, que têm as suas oficinas em Loulé.

Também envolvidos foram os alunos do Mestrado de Gestão da Universidade do Algarve, que contribuíram com um trabalho teórico na Disciplina de Marketing Management com propostas de soluções para assegurar a sustentabilidade e viabilidade do Projecto TASA.

«Além do envolvimento destes 70 alunos, o projeto tem recebido a visita de formandos de cursos do IEFP e de alunos de outras escolas que querem conhecer e estudar a iniciativa. A interação destes jovens com o Projecto TASA é fundamental para se cumprir a missão de afirmar o artesanato como profissão de futuro», acrescentou a ProActive Tur.

Comentários

pub