Projeto «Genealogia do Algarve» sobre freguesia de Porches lançado no sábado

O projeto «Genealogia do Algarve», do investigador Nuno Campos Inácio, envolvendo a Freguesia de Porches, vai ser lançado no Centro […]

Genealogia_PorchesO projeto «Genealogia do Algarve», do investigador Nuno Campos Inácio, envolvendo a Freguesia de Porches, vai ser lançado no Centro Cultural D. Dinis, naquela vila do concelho de Lagoa, este sábado, 15 de Novembro, às 16h00.

O projeto «Genealogia do Algarve – Freguesia de Porches», de Nuno Campos Inácio, resulta de anos de investigação sobre a “árvore genealógica” dos habitantes desta freguesia, entre 1591 e 1908.

Porches começou por ser um concelho, por desanexação de Silves, nos termos de um foral de D. Dinis, datado 20 de agosto de 1286, tendo a sua sede sido elevada à condição de Vila, na mesma data. O estatuto foi confirmado por D. Pedro I, mas D. Fernando (século XIV) resolveu extinguir o concelho e Porches regressou a Silves, como freguesia.

Em resultado da reforma administrativa de 1834, a Freguesia de Porches foi transferida do julgado de Silves para Lagoa, a cujo concelho passou a pertencer, o que aconteceu há 180 anos.

A “Genealogia do Algarve” é um projeto regional pioneiro e de elevado valor histórico e cultural que tem o propósito de realizar o levantamento exaustivo dos registos paroquiais do município de Lagoa – neste caso, de Porches – relacionando (listando) todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram naquela terra entre 1591 e 1908 e, logo que concluído, qualquer pessoa via internet e com um simples “clic” poderá saber qual a sua árvore genealógica.

Poderá saber a que ramo e geração familiar pertence, quem foi quem, quando nasceu, onde nasceu e onde morreu – naquele intervalo de tempo – consultando o site www.geneologiadoalgarve.com.

Comentários

pub