Projeto Cataplana Algarvia supera expetativas e dará mais frutos do que o previsto

O projeto Cataplana Algarvia, que tem mostrado as potencialidades deste utensílio fortemente ligado à gastronomia típica do Algarve em diversos […]

SONY DSCO projeto Cataplana Algarvia, que tem mostrado as potencialidades deste utensílio fortemente ligado à gastronomia típica do Algarve em diversos locais da região, está a ser um sucesso e merece a aprovação dos vários parceiros que nele estão envolvidos.

«Até ao momento, foram realizadas mais ações do que as que estavam previstas inicialmente, resultado da excelente aceitação por parte do público e das entidades parceiras, de onde se destacam as autarquias de Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Tavira, bem como as empresas Silampos e Ana Aeroportos», resumiu a Tertúlia Algarvia, o parceiro “operacional” deste projeto, numa nota de imprensa.

O espaço gastronómico e cultural na Vila-Adentro de Faro, a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve estão a dinamizar este projeto, desde o início do Verão.

Na passada terça-feira, reuniram-se com representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, para fazer um «balanço positivo» das atividades até agora realizadas.

«Em vez de seis demonstrações de cozinha ao vivo, foram promovidas sete, estimando-se que, no conjunto, tenham contando com a presença de 12 mil pessoas, e filmados oito vídeos de receitas, mais dois do que inicialmente planeado», revelou a Tertúlia Algarvia.

Além dos vídeos, foram recolhidos dados para a elaboração de um livro, que irá incluir «43 propostas de confeções para cataplana, entre receitas do litoral, do barrocal, da serra e de autor», trabalho que também «superou as expetativas».

«Prevê-se que tanto o livro como os vídeos estejam disponíveis nos primeiros dois meses de 2015. Até junho, serão ainda desenvolvidas mais atividades, nomeadamente: visitas de familiarização destinadas a operadores turísticos e jornalistas, bem como um programa de experiências organizado em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve», anunciou a associação.

Até agora, o projeto «Cataplana Algarvia» já contou com a colaboração de 16 chefes de cozinha, entre os quais «profissionais de cozinha de renome, tais como Alberto Carvalho, Augusto Lima, Chakall, Diogo Noronha, Frederico Lopes, Justa Nobre, Lígia Santos, Manfred Kickmaier, Nuno Diniz ou Paulo Fortes».

Comentários

pub